O que é um executivo de contas e qual a sua função?

Com a evolução da tecnologia, novos formatos de anúncios, um número crescente de usuários de internet e mídias sociais, o marketing se tornou uma das carreiras mais badaladas para a nova geração.

Pode-se dizer que uma “Agência Digital” é o local de trabalho dos sonhos de muitas pessoas. Seja uma pessoa que se formou diretamente na área de marketing ou mesmo aqueles que se formaram em outras áreas

Acredito que muitas pessoas que se interessam por essa área e já leram alguma informação no passado já devem ter ouvido falar do cargo de “Executivo de Contas” como um dos cargos da agência.

Vamos falar sobre o que faz Executivo de Contas, o que deveres e responsabilidades que essa posição possui.

O que faz um executivo de contas?

O que faz um executivo de contas? Esta pode ser uma pergunta para quem está interessado em trabalho de agência ou executivo de contas em começo de carreira, sem muita experiência.

Devo dizer primeiro que o papel da Executivo de Contas é muito importante para a organização. Essa é a posição que deve estar mais próxima do cliente e pode ser considerado o rosto da empresa.

O trabalho de Executivo de Contas ajuda a coordenar o relacionamento entre clientes e agências, para alcançar um entendimento comum do trabalho 

Depois que o cliente entra em contato, o Executivo de Contas sai para ver o cliente para conseguir um detalhamento maior das informações e demandas.

O passo seguinte é trazer a mensagem recebida do cliente para a equipe e traduzi-la, a fim de produzir peças de trabalho que atendam às necessidades dos clientes tanto quanto possível.

Em seguida, traga os problemas mencionados para planejar o gerenciamento do tempo, gestão de trabalhadores, além de agendar uma data para enviar o trabalho e apresentá-lo ao cliente. 

Caso o cliente tenha apontamentos para melhorias adicionais, o Executivo de Contas também deve coordenar com a equipe.

A posição de Executivo de Contas é indicada para pessoas que gostam de trabalhar em diversas tarefas, não são monótonas e gostam de conversar com os clientes.

Isso porque a cada dia de trabalho para o Executivo de Contas é único. Cada empresa é diferente. Por isso, as responsabilidades também são diferentes, outro dever do Executivo de Contas é saber adaptar-se a cada cliente.

No entanto, além da palavra Executivo de Contas, algumas pessoas podem ter ouvido também o termo AM, que significa Gerente de Contas.

Esse cargo possui as mesmas responsabilidades de Executivo de Contas ​​em todos os aspectos. Mas então qual é a diferença entre Executivo de Contas e Gerente de Contas?

A resposta simples é que o Gerente de Contas é uma posição de classificação mais alta que Executivo de Contas

Ou seja, se você for Executivo de Contas por muito tempo, até reunir experiência suficiente, poderá ser considerado para uma promoção de Gerente de Contas.

Quais habilidades um executivo de contas precisa ter?

Comunicação Efetiva

As habilidades de comunicação estão no centro da posição de Executivo de Contas.

​Isso porque, como eu disse, o dever de Executivo de Contas ​​é: se comunicar com os clientes, receber mensagens com grande precisão, guardar cada detalhe sem perder nada.

Portanto, é algo que todo Executivo de Contas deve fazer para trabalhar para atender ao máximo às necessidades dos clientes.

Habilidades de negociação

Enquanto coordenador das funções entre o cliente e a empresa, o Executivo de Contas deve atuar como intermediário para muitas partes.

Portanto, habilidades de negociação são importantes, ou seja, eles devem conseguir acompanhar clientes ou equipes.

Incluindo conseguir negociar e conversar com clientes que adiam pagamentos ou não pagam as compensações adequadamente.

Ótimo atendimento

Outra habilidade que os Executivos de Contas devem ter é o bom atendimento para deixar os clientes satisfeitos e se sentirem bem em utilizar nossos serviços. 

Para aumentar as chances de os clientes quererem voltar a usar o serviço novamente no futuro

Ser multitarefa

O Executivo de Contas precisa conhecer e entender o processo de trabalho de todos os que coordenam.

No caso de alguém que tenha experiência como Executivo de Contas por muitos anos, eles podem conseguir agir em nome do cliente sem que isso cause problemas ou ruídos.

Controle emocional

É inegável que trabalhar com pessoas é bem difícil, especialmente quando se lida com muitas pessoas. Às vezes, eles podem ter que lidar com pressão, fala, tom de voz e emoções simultaneamente, porque são mediadores.

Então, o Executivo de Contas deve conseguir controlar suas emoções e impedi-los de dizer qualquer coisa que possa causar conflito.

Focando sempre no objetivo principal: entregar um trabalho de excelência sem ceder às pressões de humores do dia.

Habilidades de apresentação

Todos os meses, o Executivo de Contas é precisa apresentar um relatório de progresso ao cliente.

Portanto, é necessário que ele tenha habilidades de oratória e apresentação,  para os clientes entenderem o que está sendo transmitido e cada detalhe da operação.

O mais importante, devemos realmente conhecer a fundo o que está sendo apresentado.

Porque por vezes os clientes podem ter dúvidas, sendo dever da Executivo de Contas respondê-las.

Fluência no inglês

Atualmente, pode-se dizer que inglês e trabalho são inseparáveis, especialmente no trabalho de Executivo de Contas ​​que requer comunicação com um grande número de pessoas.

O Executivo de Contas deve ter domínio do inglês para se comunicar com os clientes com fluência a fim de construir um trabalho eficiente

Habilidades de documento

Neste ponto, algumas pessoas podem perguntar se o Executivo de Contas também precisa saber sobre a papelada?

Na verdade, essa habilidade é absolutamente indispensável para os Executivos de Contas, porque eles precisam coletar dados para produzir relatórios mensais ou anuais para os clientes.

Ótima apresentação

É necessário que o Executivo de Contas sempre entregue uma boa imagem de si mesmo, isso aumentará confiança dos clientes em usar nossos serviços.

Gostou do conteúdo sobre como você pode crescer seu pet shop com marketing? É fundamental ter um plano de ação bem estruturado para ter uma presença de sucesso da sua empresa nessa plataforma. Quer saber como?

A Chili é uma agência especialista em marketing de performance e atua para identificar, atrair e converter os consumidores com foco em resultados.

Fale pra gente sobre suas experiências! Deixe nos comentários suas experiências usando essa técnica. Será de grande ajuda para outros profissionais.