Seo para E-commerce: Coloque Seus produtos no Google

Se você deseja obter mais tráfego e vendas para seu site de comércio eletrônico, o SEO para e-commerce na página é um primeiro passo fundamental.

 

Há uma infinidade de artigos de instruções e tutoriais na web oferecendo conselhos gerais de SEO, mas muito menos que abordam especificamente as necessidades dos empreendedores de comércio eletrônico.

 

Hoje, gostaríamos de fornecer a você uma compreensão básica da otimização de mecanismos de pesquisa no site para comércio eletrônico. 

 

Será o suficiente para você começar, certificar-se de que está enviando todos os sinais certos para o Google e prepará-lo para o sucesso do SEO.

O QUE É O SEO PARA E-COMMERCE

SEO para comércio eletrônico é o processo de tornar sua loja online mais visível nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs).

 

Quando as pessoas pesquisam os produtos que você vende, você deseja classificar o mais alto possível para obter mais tráfego.

 

Em 2013, um estudo descobriu que apenas 4,8% dos pesquisadores chegam à segunda página dos resultados de pesquisa. Página três? Apenas 1,1%.

 

Esse número diminuiu com o tempo – e a taxa de cliques dos resultados de pesquisa para a maioria dos sites também é muito menor. Em 2019, a Backlinko descobriu que apenas 0,78% dos pesquisadores clicam em qualquer link encontrado na página dois dos resultados da pesquisa.

 

Sua posição de classificação na primeira página também importa. Vamos dar uma olhada rápida nas taxas de cliques para as 10 primeiras posições, de acordo com o Backlinko.

 

  • Posição 1: 31,73%
  • Posição 2: 24,71%
  • Posição 3: 18,66%
  • Posição 4: 13,6%
  • Posição 5: 9,51%
  • Posição 6: 6,23%
  • Posição 7: 4,15%
  • Posição 8: 3,12%
  • Posição 9: 2,97%
  • Posição 10: 3,09%

 

No entanto, em 2021, é raro encontrar resultados de pesquisa em que 10 posições estejam organizadas. Ao pesquisar algo no Google, você pode ver anúncios do Google Shopping, anúncios de texto, trechos em destaque ou um rich snippet “As pessoas também perguntam” ou “Principais notícias”, entre outras coisas. A inclusão snippets pode afetar drasticamente a taxa de cliques do seu site.

 

O nome do jogo, então, é classificado o mais alto possível na primeira página de mecanismos como Google, Bing e Yahoo para termos pesquisas que seus clientes em potencial possam estar usando. Vamos detalhar as etapas que você precisará seguir ao aprender SEO de comércio eletrônico para iniciantes.

COMO FUNCIONA O SEO PARA E-COMMERCE

SEO para comércio eletrônico é o processo de tornar sua loja online mais visível nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). Quando as pessoas pesquisam os produtos que você vende, você deseja classificar o mais alto possível para obter mais tráfego.

 

Você pode obter tráfego de pesquisa paga, mas o SEO custa muito menos. Além disso, os bloqueadores de anúncios e a cegueira de anúncios podem reduzir a eficácia da pesquisa paga, portanto, você deve otimizar a pesquisa independentemente.

 

O SEO para comércio eletrônico geralmente envolve a otimização de seus títulos, descrições de produtos, metadados, estrutura de links internos e estrutura de navegação para pesquisa e experiência do usuário. Cada produto que você vende deve ter uma página dedicada projetada para atrair tráfego dos mecanismos de pesquisa.

 

No entanto, você não quer esquecer as páginas estáticas e não orientadas para produtos em seu site, como as seguintes:

 

  • Página inicial
  • Sobre a página
  • Artigos do blog
  • Respostas da Central de Ajuda
  • Página de contato

 

Crie uma lista de palavras-chave para essas páginas, bem como palavras-chave relacionadas.

 

Ferramentas como o Ubersuggest facilitam a busca por uma palavra-chave de cauda longa e encontram palavras-chave semânticas que combinam com ela.

A GRANDE IMPORTÂNCIA DA INTENÇÃO DO COMPRADOR E DAS PALAVRAS-CHAVE

A intenção do comprador e da palavra-chave é um dos segredos por trás da eficácia do SEO. Embora grande parte do marketing seja simplesmente tentar várias coisas e esperar que uma funcione, a intenção do comprador e da palavra-chave torna seus esforços mais precisos. Esta seção explicará o que eles significam, por que são tão poderosos e como usá-los.

 

Em primeiro lugar, deve-se notar que a intenção do comprador, a intenção da palavra-chave e a intenção de pesquisa significam a mesma coisa – elas são o “porquê” por trás de uma consulta de pesquisa. Eles informam sobre o objetivo do pesquisador e fornecem as informações para antecipar e atender às necessidades de seus clientes em potencial.

 

A intenção do comprador desempenha um papel significativo em facilitar e refinar as táticas de SEO. Por exemplo, permite que você crie uma estratégia melhor sobre o tipo de conteúdo que você deve entregar. Isso pode ajudá-lo a saber, por exemplo, que um usuário pesquisando “10 melhores maneiras de dar um nó na gravata” precisa de um post informativo no blog.

 

Além disso, informa que imagens e vídeos instrutivos podem ser ainda mais valiosos para o pesquisador. Sem o insight fornecido pela intenção do comprador, é mais difícil atender às necessidades de um pesquisador, mesmo quando você sabe o que ele precisa.

 

Existem vários outros motivos pelos quais o comprador e a intenção de pesquisa são críticos. Eles permitem que você:

 

  • Selecione compradores desinteressados ​​otimizando seu conteúdo para as pessoas exatas que você deseja atrair
  • Capture o interesse do comprador com conteúdo de alta qualidade ou descrições de produtos que atendam às suas necessidades
  • Aproveite o marketing baseado em contas para fornecer conteúdo relevante para clientes em potencial específicos de alto valor

TIPOS DE PALAVRAS-CHAVE DE INTENÇÃO DO COMPRADOR

Existem quatro categorias principais de palavras-chave de intenção do comprador.

INFORMATIVO

Essas palavras-chave indicam que o pesquisador deseja informações. Eles geralmente estão na forma de perguntas ou frases genéricas.

NAVEGACIONAL

As palavras-chave com intenção de navegação têm um destino específico. Normalmente, eles estão procurando uma ferramenta específica, site etc.

COMERCIAL

Quando um pesquisador usa esses termos, ele está prestes a tomar uma decisão de compra, mas ainda não chegou lá. Normalmente, eles estão avaliando suas opções ou procurando avaliações.

TRANSACIONAL

Essas consultas mostram que o pesquisador está quase pronto para fazer uma compra. Muitas vezes, eles têm um produto específico em mente. Tudo o que resta é onde comprar.

 

Ao estruturar seu conteúdo com a intenção correta, você pode fornecer o valor exato que seus visitantes da web procuram. Em troca, o Google o recompensará com uma classificação mais alta e os clientes em potencial fornecerão os cliques e as conversões que você deseja.

 

Gostou do conteúdo sobre a importância de investir em estratégias de SEO para os e-commerce? É fundamental ter um plano de ação bem estruturado para ter uma presença de sucesso da sua empresa nessa plataforma. Quer saber como?

 

A Chili é uma agência especialista em marketing de performance e atua para identificar, atrair e converter os consumidores com foco em resultados.

 

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