O que são Backlinks? Como Criá-los em 2022

SEO

Enquanto parte do repertório de estratégias de SEO, a utilização de backlinks possui técnicas e métodos para serem implementados. No contexto do conjunto de técnicas de SEO:

  • Tecnologia;
  • Conteúdo;
  • Autoridade

Os backlinks fazem parte do processo de criação de autoridade das páginas. Isso porque a cada link recebido os sites aumentam sua autoridade. Com o crescimento da autoridade, são maiores as chances de conseguir bons ranqueamentos no Google.

Mas apenas backlinks são suficientes para garantir autoridade a um site? Certamente não, essa ferramenta precisa estar inserida em um conjunto de estratégias que se bem realizadas irão gerar ótimos resultados para a performance do seu site no Google.

Vamos entender mais detalhadamente o que são e como podem ser utilizadas as estratégias de backlink:

 

O que são backlinks?

Entre os mais de 200 fatores de rankeamento definidos pelo Google, dois são muito relevantes e possuem grande impacto no desempenho:

  • A qualidade do conteúdo;
  • Número de backlinks recebidos.

Por exemplo, focar em conteúdo é ótimo, se conectar com os usuários e entregar as respostas para a pergunta que ele está buscando. Porém, é necessário que você seja encontrado, é preciso ser visto para ser lembrado.

De forma bem simplificada, os backlinks são referência no formato de links, um site menciona páginas de um outro domínio. Essa linkagem pode ser feitas de diferentes formas, assim os links podem ser divididos em dois grupos maiores:

 

Internos

Ocorre quando as páginas referenciadas fazem parte de um mesmo domínio web. As linkagem das páginas é utilizada para complementar as informações do conteúdo.

Entre os indicadores de performance do site afetados por essa estratégia estão o tempo de permanência do usuário no domínio, o número de visitas a um determinado conteúdo e o “bounce rate”, métrica que avalia quão rejeitado um site é pelos usuários.

 

Externos

Esses são links que pertencem a um domínio externo a determinado site. Essa estratégia busca agregar um conteúdo relevante e que não era contemplado pelo domínio em questão.

Essa linkagem busca gerar dois efeitos principais: tornar o conteúdo do domínio original mais completo, ajudar o site que foi referenciado a construir autoridade para os motores de busca e também agrega mais tráfego ao site à medida que essas ações fazem efeito.

 

Por que é importante criar uma estratégia de backlinks?

É fundamental entender que atualmente uma boa estratégia de backlinks é requisito básico para que sua página tenha relevância na internet.

Essa importância se dá porque os backlinks impactam o negócio em diferentes frentes e tornam uma estratégia digital muito mais completa.

Veja a seguir algumas das principais influências dos backlinks para a relevância da sua empresa na internet.

 

Fortalecimento da marca

Ao aumentar a autoridade do seu domínio, sua marca ganhará força e popularidade. Agora, pare um instante para imaginar, o Google registra em média 2,4 milhões de pesquisas por minuto. 

Caso seu portal se encontre entre as primeiras posições do Google para as palavras-chave escolhidas, você estará diante de uma audiência qualificada e que está ativando buscando os produtos e serviços que você tem a oferecer.

 

Rápida indexação

Esse efeito ocorre porque ao realizar o rastreamento dos sites, os robôs do Google fazem a identificação de novas páginas ao seguir backlinks das que já existem.

Devido a isso, uma boa estratégia de backlinks é tão importante para um site novo. O processo de indexação é feito de forma mais rápida pelo Google e a página já poderá ser encontrada nas pesquisas.

 

Fomentação do segmento

Em um contexto mais amplo de produção de conteúdo, a utilização de backlinks ajuda a contextualizar e dar mais coesão ao tema abordado. 

Pode parecer contraditório, mas ao mesmo tempo em que são competidores, as empresas que concorrem pelas mesmas posições no Google também fazem parte de uma construção coletiva.

Quando empresas da mesma área de atuação produzem conteúdo que direciona os usuários para links que não trazem conteúdo relevante ou que não sejam confiáveis, isso pode fazer com que essa pessoa perca interesse no assunto como um todo. Isso prejudica, inclusive, os concorrentes.

 

Classificação orgânica

Alguns dados ajudam a comprovar a eficiência da estratégia de construção de backlinks. Uma pesquisa realizada pela Backlinko mostrou que os sites que estão em primeiro lugar no ranqueamento do Google apresentam 3.8 vezes mais backlinks que seus concorrentes da primeira página.

 

 

Desenvolvimento de relacionamentos

Outro ponto importante das estratégias das estratégias de backlinks é que elas muitas vezes envolvem comunicação, além da busca por novas oportunidades e parcerias. 

Por esse motivo, muitas vezes um profissional de Relações Públicas é designado para essa função.

O relacionamento criado tanto com a linkagem, quanto no processo de busca por parceiros, o contato estabelecido possui potencial para gerar novas oportunidades de negócios.

 

O que configura um bom backlink?

Além dos backlinks internos e externos, é fundamental avaliar a qualidade dessas linkagens, sua relevância e o que oferecem.

Trazer um link ruim para sua página é péssimo, porque você pode ser punido pelo Google e impactando negativamente a performance do seu site.

Entenda como quais são os critérios estabelecidos para classificar a qualidade de um backlink:

 

Backlink bom

De forma direta, um bom backlink é aquele que exerce influencia positiva no rankeamento da página. Dessa forma, quando o Google ou outra ferramenta de busca, analisar seu site, ele contará como um ponto positivo para o seu ranqueamento.

Algumas características ajudam na identificação de um bom backlink, veja algumas delas:

  • Vir de um site verificado;
  • Não tem o atributo nofollow em anexo às propriedades do link;
  • Origem em um site que possui confiança do Google e domínio com boa autoridade;
  • Vir de um site de alta qualidade.

 

Backlink ruim

Por outro lado, os backlinks prejudicam a avaliação da sua página perante o motor de busca. Inclusive, no caso do Google, o acúmulo de muitos backlinks ruins pode resultar em penalização.

De forma geral, um link ruim possui algumas características básicas:

  • Foi obtido por meio de troca de links;
  • Tem origem em um site de baixa qualidade, domínio de pouca autoridade e sem confiança do Google;
  • O site fonte possui pouco ou nenhum conteúdo original.

 

Os principais tipos de backlinks

Conhecer cada um dos tipos de backlink é fundamental para saber quais cabem na sua estratégia de link building.

Confira algumas características importantes dos principais tipos:

 

Nofollow Links

São aqueles que não passam autoridade entre as páginas. Caso seja relevante você mencionar uma página não confiável em seu conteúdo, essa é uma ferramenta interessante.

Identificar como nofollow também ajuda a evitar que links adicionados na seção de comentários sejam interpretados pelo google como backlinks, prejudicando o rankeamento da sua página.

 

Dofollow Links

O oposto dos nofollow links, nesse caso são páginas que transmitem autoridade de uma página para outra.

Ao direcionar seu público para páginas que avalia com relevantes, você ajuda a aumentar a importância e credibilidade dos sites indicados. E vice-versa.

Ou seja, ao classificar um link como dofollow, você coloca seu carimbo de que confia naquela página.

Porém, é necessário agir com responsabilidade e inteligência, ao direcionar usuários para sites não confiáveis você compromete sua reputação, com público e com o Google.

 

Root Domain Links

O Root Domain é a estrutura abrangente que contém os subdomínios e cada URL. Se você quiser os dados de um site inteiro, manter o domínio raiz provavelmente será a maneira mais fácil de acessar esses dados.

 

Low Quality Links

São os links que vem, em sua maioria de sites de spam, sites de pornografia ou diretórios de site.

Eles possuem baixíssima qualidade e podem prejudicar seu rankeamento nos motores de busca.

 

Links Internos

Os links internos levam o usuário para outra página dentro de um mesmo domínio. 

Dessa forma, você pode construir uma estratégia de linkagem interna, que conecte as páginas com assunto semelhante do seu site, aumentando o tempo que os usuários passam no seu blog.

 

Texto âncora

O texto âncora está entre os fatores analisados pelo Google para ranquear as páginas. De forma geral, esse texto é utilizado em links, uma frase clicável.

Por essa razão, geralmente utiliza-se uma palavra-chave diretamente relacionada ao assunto da página de destino.

 

UGC 

O UGC é de forma direta o conteúdo gerado pelo usuário. Por isso, esse atributo é recomendado que seja utilizado para links presentes no conteúdo gerado pelo usuário, por exemplo comentários e postagens em fóruns.

Dessa forma, você demonstra que editorialmente não endossa esses links específicos que estão no seu site.

 

Sponsored

Agora os conteúdos patrocinados podem finalmente ser classificados como tal. Dessa forma, o Google pode decifrar e diferenciar o que são linkspago e o que são 

Esse atributo tem a função de identificar links no seu site que são parte de um contrato pago ou patrocínio.

 

Como iniciar uma estratégia de backlink

O primeiro passo para criar uma estratégia de backlink é definir seus objetivos para as páginas e os indicadores de performance mais relevantes para o seu planejamento.

Alguns exemplo de metas que podem ser estipuladas são:

  • Aprimorar o ranqueamento das páginas;
  • Aumentar a autoridade da marca;
  • Criar possibilidade para novas parcerias;
  • Melhorar o tráfego das páginas e o número de acessos.

Mas quando posso começar a avaliar a efetividade da minha estratégia? Bem, começando a contar a partir do lançamento dos links, é interessante esperar de um mês e meio a dois meses para começar a avaliar o retorno que os backlinks estão trazendo para a autoridade da sua página.

É importante considerar que outras variáveis também estão presentes. Uma página já existente e que possui uma certa autoridade tende a reagir melhor e mais rapidamente à implementação de backlinks, por exemplo.

Quando se trata de estratégias de link building, e SEO no geral, não existem segredos, mágica ou atalhos. Conquistar resultados passa por trabalhar de forma efetiva e consistente.

 

Você utiliza backlinks nas páginas do seu site? Conte um pouco sobre suas experiências! 

 

Deixe nos comentários suas experiências usando essa estratégia. Será de grande ajuda para outros profissionais.

 

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