Content Pruning ou Poda de Conteúdo: entenda tudo sobre essa nova tendência de SEO!

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Você já parou para pensar no que acontece quando as informações em seu site estão desatualizadas ou não são mais relevantes para o público? Mais do que isso, sabia que a quantidade de conteúdo antigo do seu site pode estar prejudicando seu posicionamento orgânico?

Neste sentido, o content pruning — também conhecido como poda ou remoção de conteúdo — é uma prática de SEO importante para evitar que os conteúdos antigos prejudiquem seu desempenho atual.

Neste artigo, vamos apresentar melhor o conceito e indicar boas práticas para fazer a poda de conteúdo no seu site e otimizar o resultado do seu Marketing de Conteúdo. Confira! 

O que é Content Pruning?

Em linhas gerais, o Content Pruning é uma prática que envolve a remoção de conteúdo obsoleto e de baixo desempenho dos arquivos do seu site. Ele consiste em definir quais conteúdos não estão agregando valor ao seu negócio no momento.

Mas, antes de você cortar todo o conteúdo antigo do seu site, é importante ter em mente que nem todo conteúdo antigo é ruim – alguns ainda podem ser úteis e dar autoridade ao seu site. No entanto, o conteúdo desatualizado, sem valor oportuno ou impopular não devem estar mais em seu site.

Vamos dar um exemplo: se você tem um conteúdo sobre 5 tendências de Marketing para o ano de 2014, certamente ele deverá fazer parte da sua próxima poda de conteúdo. Isso significa que você pode aplicar o Content Pruning nele excluindo-o ou atualizando o conteúdo para dicas atuais de 2022.

Por que você deve aplicar o Content Pruning periodicamente?

Quando falamos de Content Pruning não estamos nos referindo a um evento de limpeza único. Estamos falando de um processo de limpeza contúnuo.

Pense na poda de conteúdo como paisagismo: quanto mais tempo você demorar entre os serviços, mais espaço haverá para  ervas daninhas assumirem o controle.

Muitas empresas simplesmente deixam conteúdo antigo em seu site para acumular poeira – e seus rankings sofrem como resultado.

Como regra geral, é importante fazer a poda e remoção de conteúdo a cada semestre. Desta forma, precisará fazer uma grande poda de conteúdo inicial caso ainda não use esta estratégia. Em seguida, pode ir apenas mantendo o Content Pruning em dia semestralmente.

De acordo com a SEMrush, 51% das empresas afirmam que a atualização de conteúdo antigo provou estar entre as táticas mais eficientes implementadas para SEO.

Conforme você aplica o Content Pruning no seu site, fique de olho nas métricas de busca orgânica para entender onde as sessões de limpeza se encaixam melhor em seu fluxo de trabalho.

Quais os benefícios do Content Pruning?

Obviamente, acreditamos que a última atualização principal do Google provocou uma necessidade urgente de remoção regular de conteúdo.

Ainda assim, recomendamos que você limpe o conteúdo antigo para obter outros benefícios além da aprovação do mecanismo de pesquisa. Confira alguns dos benefícios de praticar o Content Pruning constantemente.

Desfrute de melhor qualidade

Quem não quer um site melhor de forma geral?

Reduza as chances de os usuários encontrarem conteúdo antigo embaraçoso ou informações de produtos e serviços que você pode nem comercializar mais.

A poda garante que sua marca se orgulhe de tudo o que está em seu site, não apenas do conteúdo que está postando hoje.

Promova uma experiência de usuário aprimorada

Quando seu site recebe uma visita, é importante garantir que o usuário encontre o que há de melhor em relação ao conteúdo.

Certamente, o Content Pruning reflete nisso, evitando conteúdos irrelevantes como resultado de busca e garantindo que mesmo aqueles usuários que se aprofundam na navegação do site terão acesso somente a materiais atualizados.

Linkagem externa atualizada

Já acessou algum artigo antigo e se deparou com backlinks inválidos? Não há nada pior do que isso!

Ao fazer o Content Pruning no seu site, você pode analisar todos os links do seu conteúdo e mantê-los atualizados.

Como fazer Content Pruning na prática?

Siga estes passos que preparamos e garanta o sucesso da sua estratégia de poda e remoção de conteúdo com foco em SEO. Confira.

Etapa 1: defina o que você vai auditar

O primeiro passo é identificar quais conteúdos são perenes no seu site e, por isso, podem ser atualizados com novas estatísticas, exemplos e dicas.

Em seguida, separe os conteúdos sazonais, aqueles que não necessariamente precisam estar mais no ar. 

Depois disso, é importante determinar quais páginas estão indexadas no Google e quais precisarão ser avaliadas.

Etapa 2: identifique suas páginas com baixo desempenho

Depois de ter uma boa noção da estrutura do seu site e do que ainda está agregando valor, anote as páginas que parecem ter um desempenho insatisfatório.

Se estão recebendo apenas alguns cliques ou não são mais relevantes para seu site, é importante analisar se elas podem estar apenas sendo um “peso morto” para o seu site.

Etapa 3: extraia dados de tráfego e backlink

Não assuma apenas que você sabe quais páginas estão com baixo desempenho – faça uma análise real para entender o tráfego e os backlinks.

Para isso, use as métricas do Google Search Console e do Google Analytics ou do seu próprio software de análise.

Geralmente, se um conteúdo não estiver recebendo nenhum tráfego/cliques em um ou dois anos, ele deve ser removido.

Etapa 4: decida se deve descartar ou atualizar as postagens

Agora que você sabe quais postagens serão o alvo da estratégia de Content Pruning, é hora de tomar algumas decisões.

Você tem duas opções:

  • Melhorar o conteúdo de baixo desempenho;
  • Excluir as postagens definitivamente.

Reaproveitar o conteúdo antigo  é um uso melhor do tempo do que começar do zero, mas tudo depende dos objetivos e da disponibilidade da sua equipe para realizar as atualizações.

Em alguns casos, porém, pode ser melhor escrever novos conteúdos sobre assuntos semelhantes, mas com dados mais relevantes e atualizados.

Conclusão

Como vimos ao longo do artigo, a prática de Content Pruning é essencial para melhorar seu rankeamento no Google e garantir uma boa experiência para o público que você recebe em seu site.

Porém, necessita de atualização e acompanhamento constante, o que nem sempre é viável para a rotina de muitas empresas que têm equipes reduzidas e alto volume de demandas.

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