Apesar da busca por IA estar crescendo cada vez mais, o Google ainda é a ferramenta mais utilizada pelos usuários. O consultor de SEO Brodie Clark compartilhou dados da Similarweb sobre essa disparidade: 95% dos usuários do ChatGPT acessam o Google, enquanto apenas 14% dos usuários do Google acessam o ChatGPT.

Aleyda Solis, especialista internacional em SEO, adicionou alguns dados a essa pesquisa de agosto em uma publicação no X: o ChatGPT teve 5,8 bilhões de visitas em comparação com as 83,8 bilhões de visitas do Google. Segundo ela, “os LLMs estão expandindo e evoluindo (não eliminando) a busca como um canal de descoberta/marketing”.

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Por que isso importa?

Com o crescimento da IA, as empresas se desesperam em colocar seus resultados no topo da busca pelo ChatGPT, esquecendo o ponto de partida padrão para as pesquisas: o Google! Até mesmo os usuários mais assíduos de IA continuam fazendo verificações cruzadas com o Google, segundo um estudo do Nielsen Norman Group.

Além dos dados da pesquisa, Clark citou relatórios de que o tráfego de referência do ChatGPT está diminuindo, ao ponto que o Bing está enviando mais tráfego para alguns sites. Segundo apontamentos do Search Engine Land, o tráfego de referência do ChatGPT usado pela empresa aumentou 1.233,5% em agosto e gerou mais tráfego do que o Bing. Esse é um dos exemplos da variação de resultados, então é importante verificar caso a caso.

Mesmo assim, a busca orgânica do Google enviou 37 vezes mais tráfego de referência para o Search Engine Land do que o ChatGPT. Ou seja: as ferramentas de IA estão crescendo rapidamente e continuarão a crescer em um futuro próximo. Porém, o Google ainda é o que mais pesa na balança do tráfego.

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“Não há dúvida de que o ChatGPT continua crescendo em ritmo acelerado. Esses dados sobrepostos mostram que, embora o crescimento continue, os usuários continuam retornando ao Google, apesar do ChatGPT ser uma alternativa à Busca”, conclui Clark.

A importância de uma agência especializada em SEO

Em um cenário onde tanto as ferramentas de IA quanto o Google desempenham papéis importantes nas estratégias de marketing digital, contar com uma agência especializada em SEO é fundamental para maximizar os resultados. Ela pode otimizar seu site de maneira estratégica, garantindo que ele seja altamente visível em todos os tipos de mecanismos de busca, mesmo com as constantes mudanças no cenário digital.

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