“Gemini 3”: novo lançamento do Google já alimenta o AI Mode

A Google anunciou nessa terça-feira (18) o lançamento da atualização mais recente do seu modelo de IA, o Gemini 3. Para a empresa, essa ferramenta é “o modelo mais inteligente, que combina todas as capacidades do Gemini para que você possa dar vida a qualquer ideia”, segundo Sundar Pichai, CEO da Google.

O Gemini 3 já está sendo usado no AI Mode da Busca, oferecendo um raciocínio mais complexo e novas experiências dinâmicas para o usuário. “Esta é a primeira vez que estamos lançando o Gemini na Busca desde o primeiro dia”, afirmou Pichai.

Agora, o AI Mode utiliza o Gemini 3 na busca para permitir novas experiências generativas de interface, como layouts visuais imersivos e ferramentas e simulações interativas — tudo gerado instantaneamente com base na sua consulta.

Para entender melhor, a empresa apresentou um vídeo mostrando como a RNA polimerase funciona, usando a interface generativa do AI Mode na Busca.

Além dessas funcionalidades, a Google acrescentou que o Gemini 3 oferece:

  • Raciocínio de ponta;

  • Compreensão multimodal profunda;

  • Poderoso “vibe coding”, permitindo transformar um prompt em um app em um único passo;

  • Capacidades agentivas aprimoradas, permitindo realizar tarefas em seu nome, sob sua orientação.

Robby Stein, VP of Product do Google Search afirmou:

“Na Busca, o Gemini 3 com layouts generativos tornará fácil obter uma compreensão rica sobre qualquer assunto em sua mente. Ele possui raciocínio de ponta, compreensão multimodal profunda e capacidades agentivas avançadas. Isso permite que o modelo brilhe quando você pede para explicar conceitos ou ideias avançadas – ele raciocina e consegue programar visuais interativos em tempo real. Ele pode lidar com suas perguntas mais difíceis, como ciência avançada”.

O Gemini 3 está sendo lançado agora no AI Mode, mas também nos seguintes canais:

  • Para todos no Gemini app e para assinantes do Google AI Pro e Ultra no AI Mode da Busca;

  • Para desenvolvedores na API Gemini, no AI Studio, na nova plataforma de desenvolvimento agentivo Google Antigravity e no Gemini CLI;

  • Para empresas no Vertex AI e no Gemini Enterprise.

E qual a relevância dessa atualização?

O Gemini 3 está atualmente alimentando o AI Mode, que é nada mais, nada menos, do que o futuro da Busca do Google. Ele continuará impulsionando cada vez mais funcionalidades da busca, além de outras áreas dentro das plataformas da Google.

Além disso, essas mudanças também impactam diretamente profissionais de marketing, especialistas em performance e qualquer agência especializada em SEO que depende da evolução da Busca para otimizar resultados e estratégias. Acompanhar essas inovações e entender como elas impactam a busca, seu site e até o Google Ads é essencial.

Com o Gemini 3, veremos:

  • SERPs muito mais dinâmicas;

  • Maior uso de IA para interpretar intenção de busca;

  • Mudanças no comportamento do usuário;

  • A necessidade de conteúdo mais profundo, multimídia e contextual.

Em outras palavras: estamos entrando em uma nova era do SEO e da performance digital. As empresas que se adaptarem agora terão vantagem competitiva clara.

Se você quer entender melhor como essas mudanças afetam o seu site, seu tráfego orgânico e suas campanhas, preparando uma estratégia para o futuro da busca — fale com a Chili. Somos uma agência especializada em SEO e performance, ajudando empresas a se manterem competitivas em meio às transformações do Google.

Entre em contato e veja como podemos fortalecer toda sua presença digital com estratégias pensadas para a era do Gemini 3!