Antes de comprar online, vários fatores são essenciais para garantir uma experiência segura e confiável para o cliente. Velocidade de envio, o custo e as políticas de devolução são apenas alguns dos critérios básicos procurados pelos compradores on-line. Ter informações claras do processo de fulfillment gera confiança e melhora a experiência de compra.

Em 2024 foram lançadas as políticas de frete e devolução no Search Console para comerciantes com conta configurada no Merchant Center. Nela, todos comerciantes também podem adicionar políticas de devolução no nível da organização com dados estruturados pela primeira vez.

Agora, mesmo sem uma conta no Merchant Center, os comerciantes têm mais opções para fornecer informações de frete e devoluções. Eles podem informar ao Google sobre as políticas de frete e devolução de duas formas: ou configurando diretamente no Search Console ou usando novos dados estruturados no nível da organização.

Configure políticas no Search Console

Expandindo o recurso de “Frete e devoluções” no Search Console, agora ele fica disponível a todos os sites identificados pelo Google como comerciantes on-line.

Se o Google identificar seu site como uma loja on-line, você poderá configurar as políticas de frete e devolução diretamente no Search Console. Assim, o método é baseado na interface para compartilhar suas informações com o Google com dados estruturados no seu site. A configuração “Frete e devoluções” será lançada gradualmente nas próximas semanas para todos os países e idiomas.

Adicione marcação de política de frete no nível da organização

Porém, caso você prefira gerenciar essas informações com código, oferecemos os dados estruturados da política de frete no nível da organização.

Esse novo suporte complementa o lançamento das políticas de devolução no nível da organização no ano passado. Em vez de adicionar marcação de frete a cada produto, você pode especificar uma política de frete geral para o site.

Isso ajuda especialmente se suas políticas de frete se aplicam à maioria dos produtos, porque reduz a quantidade de marcações a gerenciar. Para produtos individuais, as políticas de frete ainda terão prioridade sobre essa política geral no nível da organização.

A recomendação é que você coloque os dados estruturados de frete (aninhados em Organization) na página em que descreve sua política de frete. Depois, teste a marcação usando o teste de pesquisa aprimorada enviando o URL da página com a marcação de frete ou colando o snippet de código com a marcação de frete. Assim você pode confirmar se a marcação é válida ou não.

Um exemplo: confira um teste para marcação de política de frete. Se o site for de uma empresa on-line ou local, use um dos subtipos OnlineStore ou LocalBusiness de Organization.

Adicione políticas de frete para produtos individuais para substituir a política de frete no nível da organização ou quando você não tem uma política de frete geral que se aplique à maioria dos seus produtos. Se você já estiver especificando políticas de frete no nível do produto, poderá continuar usando-as e adicionar uma política de frete no nível da organização.

Ao fornecer suas informações de frete e devolução por um desses métodos, suas políticas de operação de fulfillment podem aparecer em mais resultados de pesquisa, incluindo painéis de informaçõesperfis de marca e resultados da pesquisa de produtos. Com isso, você pode melhorar sua visibilidade, mostrar serviços de operação de fulfillment e atrair mais clientes.

Esperamos que essas novas opções facilitem a exibição das políticas de atendimento e a otimização da aparência nos resultados da pesquisa para todos os comerciantes. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, entre em contato na Comunidade da Central da Pesquisa Google.

Invista em SEO para e-commerce

Se o seu negócio online quer crescer de forma consistente, investir em seo para e-commerce deixou de ser opcional e tornou-se uma necessidade. Destacar produtos, categorias e páginas de venda exige muito mais do que técnicas básicas de otimização.

O novo comportamento do usuário, somado às mudanças constantes do Google, faz com que o seo para e-commerce dependa de três pilares essenciais: conteúdo aprofundado e relevante, arquitetura técnica e uma estratégia contínua de performance. Não basta estar indexado, é preciso ser encontrado, compreendido e considerado no momento exato da intenção de compra.

Com buscas cada vez mais conversacionais e visuais, impulsionadas por IA, o Google prioriza lojas que constroem autoridade, oferecem experiência rápida e intuitiva e conseguem responder de forma clara às necessidades do consumidor. Isso significa que um e-commerce preparado para o futuro precisa ter:

  • Produtos e categorias otimizados para intenção de busca;

  • Conteúdos que ajudem o usuário a tomar decisões;

  • Estrutura técnica limpa e eficiente;

  • Estratégias avançadas de linkagem, velocidade e dados estruturados;

  • Atualizações constantes e análises baseadas em comportamento real;

E é exatamente aqui que o seo para e-commerce se torna um diferencial competitivo.

Se você quer aumentar tráfego qualificado, escalar vendas e preparar sua loja para o novo Google impulsionado por IA, fale com a Chili. Somos especialistas em performance e seo para e-commerce, ajudando empresas a crescer com estratégias inteligentes, mensuráveis e orientadas a resultado.

Entre em contato e descubra como elevar suas vendas com a força do SEO!