Google meu negócio: descubra como ativar e divulgar sua empresa

Atrair clientes para o seu negócio é uma das principais preocupações de qualquer empreendedor. Para esse objetivo, colocar sua empresa para aparecer no Google Meu Negócio, ou Google My Business (GMB), é fundamental.

Com o GMB, ao digitar o nome da sua empresa no Google, o potencial consumidor poderá encontrar rapidamente informações fundamentais.

Dados fornecidos pelo próprio Google apontam que empresas com perfil validado no Google Meu Negócio possuem o dobro de chances de serem consideradas pelos usuários.

O QUE É O GOOGLE MEU NEGÓCIO?

O Google Meu Negócio é uma ótima ferramenta para empreendedores divulgarem sua empresa na plataforma de modo gratuito, a partir dos resultados orgânicos das pesquisas do Google e Google Maps.

Outro ponto muito importante é que o GMB prioriza a proximidade física dos lugares ao considerar os resultados favorecidos pela pesquisa.

Apesar de todas essas vantagens para as empresas com espaços físicos, a utilidade do Meu Negócio Google não se restringe apenas a elas. Isso porque negócios com atuação digital têm a possibilidade de aumentar seu ranqueamento no Google utilizando essa ferramenta. Confira alguns exemplos:

  • Negócios que não possuem espaço físico, porém atendem pessoalmente por agendamento;
  • Empresas híbridas, que atendem clientes em um espaço próprio e/ou prestam serviço a domicílio;
  • Empresas focadas diretamente no serviço a domicílio que não possuem espaço físico. Incluem-se encanadores, profissionais de limpeza, serviços de beleza, etc.

COMO O GOOGLE MEU NEGÓCIO FUNCIONA

O Google Meu Negócio reúne diversas empresas e as coloca à disposição dos seus usuários que estão buscando mais informações sobre elas.

O usuário pode encontrar a empresa tanto pelo nome, quanto pelo serviço, produto ou setor de atuação.

Dentro da plataforma é possível incluir as principais informações a respeito da sua empresa:

  • nome;
  • horário de funcionamento;
  • endereço;
  • telefone;
  • horários de pico;
  • fotos;
  • eventos;
  • principais dúvidas sobre a empresa, produto ou serviço.

AS VANTAGENS DE INVESTIR NESSA PLATAFORMA

Divulgação gratuita do seu negócio no maior buscador do mundo inteiro? Esse é o sonho dourado de qualquer empreendedor. 

Mas lembre-se, apesar do GMB oferecer diversos benefícios, isso não significa que para garantir um bom posicionamento na ferramenta você não precise continuar investindo em suas estratégias de SEO e elementos de SEO local. Caso queira garantir um bom resultado com essas ações, o ideal é contar com um especialista SEO na equipe ou investir em uma consultoria SEO.

Precisando escalonar o SEO do seu site?

Agora vamos nos aprofundar um pouco mais nas principais vantagens que o Google Meu Negócio oferece:

AUMENTE O RECONHECIMENTO DA SUA MARCA

Ao incluir todas as informações do seu negócio na plataforma e criar uma estrutura completa, o Google priorizará sua página nas posições de destaque nos resultados de busca.

Manter suas informações atualizadas tornará as pesquisas dos usuários muito mais confiáveis. Dados do Google apontam que negócios com cadastro no Google Meu Negócio possuem 2,7 vezes mais confiabilidade por parte dos usuários.

Além disso, cadastros com dados completos e atualizados têm uma propensão de 70% mais visitas e 50% mais dispostos a comprar dessa empresa.

AUMENTE A QUANTIDADE E QUALIDADE DA INTERAÇÃO

A possibilidade de interação direta com os clientes proporcionada pelo Google Meu Negócio está entre as ferramentas mais interessantes dessa plataforma.

A partir do incentivo a avaliações de clientes e um crescimento de feedbacks positivos cria-se uma ótima validação de prova social. 

Além disso, o GMB também possui a função chat. Nela, os clientes podem conversar diretamente com o seu perfil.

PERMITA QUE AS PESSOAS TE ENCONTREM NO GOOGLE

O GMB também permite que empresas que não possuam um site ou perfil em redes sociais sejam encontradas no Google.

Dentro do próprio Google Meu Negócio é possível criar e nutrir seu perfil com publicações, tal qual em uma rede social. É possível incluir fotos, vídeos e textos.

Outra dica importante para ser encontrado no Google é manter uma estratégia forte de SEO, realizando uma auditoria SEO do seu site e páginas frequentemente.

IMPACTE DIRETAMENTE VISITAS QUALIFICADAS

Uma das características mais poderosas do Google Meu Negócio é que ele entrega um lead em uma etapa mais avançada dentro do funil de vendas.

Isso porque esse usuário está buscando ativamente por um produto ou serviço, ao contrário do que acontece na publicidade de redes sociais, por exemplo.

GOOGLE MEU NEGÓCIO É 100% GRATUITO

Onde a sua empresa teria outra oportunidade de aparecer para um lead qualificado de forma gratuita?

Realmente, a resposta para essa pergunta é bastante difícil. No GMB basta fazer o cadastro com as informações sobre o seu negócio para poder aparecer nas páginas de resultados do Google e no Maps de forma totalmente gratuita.

Gostou do conteúdo sobre como você pode melhorar suas aparições e posicionamento no Google de forma gratuita? Escreva nos comentários suas experiências com o GMB e compartilhe com mais profissionais. E se precisar de ajuda com estratégias de SEO e a configuração do Google Meu Negócio, conte com a Chili.

A Chili é uma agência de SEO especialista em marketing de performance e atua para identificar, atrair e converter os consumidores com foco em resultados.