O QUE É SÃO FUNIL DE VENDAS E FUNIL DE MARKETING E COMO ELES DIFEREM?

Quando se trata de técnicas de marketing que ajudam a atrair mais clientes, as primeiras coisas que muitas pessoas pensam são os funis de vendas e marketing.

Você provavelmente já ouviu essas duas palavras antes e, como soam semelhantes, pode presumir que servem a um propósito semelhante. Então, qual é a diferença entre um funil de vendas e um funil de marketing?

Os funis de vendas e marketing tendem a se sobrepor, mas são diferentes. O funil de marketing ajuda a formar o plano de marketing de uma empresa, enquanto o funil de vendas se concentra em nutrir leads e convertê-los em clientes.

FUNIL DE MARKETING ESTRATÉGIA DE MARKETING

Um funil de marketing é um modelo que mostra o comportamento típico do cliente, começando do ponto em que ele não sabe nada sobre um produto até o ponto em que toma uma decisão de compra.

Vejamos o comportamento do cliente em cada estágio do funil de marketing.

CONHECIMENTO

Primeiro, precisamos conscientizar nossos clientes sobre nossa marca. Devemos encontrar seus pontos problemáticos e mostrar como nossos produtos ou serviços podem ajudar a resolvê-los.

INTERESSE

Quando o público-alvo conhece nossa oferta, o próximo passo é despertar o interesse e incentivá-lo a descobrir mais. Portanto, devemos apresentar claramente como nossos produtos ou serviços atendem às necessidades de nossos clientes.

DECISÃO

Embora o público-alvo possa agora estar interessado em nossa marca, isso não significa que eles realizarão uma compra imediatamente. Os clientes provavelmente terão muitas opções a considerar, sendo essencial diferenciar nossos negócios na mente dos clientes.

CONVERSÃO OU AÇÃO

Este último passo é o mais importante. É quando criamos conversões ou fechamos o negócio. Tudo o que temos a fazer é convencer os clientes de que somos a escolha certa para eles, seja estimulando-os com promoções ou um acordo urgente.

ESTRATÉGIA DE MARKETING DE FUNIL DE VENDAS

Um funil de vendas mostra o processo pelo qual os clientes em potencial passam antes de tomar uma decisão de compra.

Vejamos o que precisamos fazer como empresa para influenciar o comportamento do cliente em cada estágio do funil de vendas.

ATRAI

O primeiro passo é tornar nossos produtos ou serviços atraentes, concentrando-se em agregar valor ao fazer coisas como escrever conteúdo educacional e compartilhar informações nas mídias sociais.

CONVERTER

Depois que os clientes nos conhecem, o próximo passo é incentivá-los a comprar nosso produto ou serviço.

Podemos fazer isso com uma forte chamada à ação, como incentivar os clientes a se cadastrar em nossa newsletter para receber promoções. 

FECHAR

Em seguida, precisamos fechar a venda. O CRM (Customer Relationship Management) é vital para a construção de bons relacionamentos com os clientes.

Você pode fazer isso de várias maneiras, como enviar promoções para motivá-los por e-mail. Essa interação constante lembra aos clientes que eles têm acesso fácil aos nossos produtos e serviços.

PRAZER

Esse processo ocorre depois que o cliente toma uma decisão de compra. Os clientes esperam ser atendidos pela marca.

Portanto, devemos ter um bom pós-venda para impressionar os clientes e fazê-los querer voltar. Qualquer feedback ou opinião deve ser usado para melhorar e desenvolver nossos negócios.

Manter uma base de clientes sólida e fiel é a chave para administrar um negócio de sucesso.

Como você pode ver, os funis de vendas e marketing têm o mesmo objetivo: construir o valor da marca enquanto influencia o comportamento de compra do cliente.

Conhecer o caminho de tomada de decisão do nosso público-alvo nos permite construir uma estratégia de marketing eficaz e obter mais receita. 

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