GA4: OBRIGATORIEDADE É ADIADA PARA 2024

A migração dos sites para o GA4 é muito importante e caso haja condições é interessante que ela seja feita o mais rápido possível.

Os novos recursos podem ser utilizados por proprietários dos sites, gerentes e analistas para rastrear as fontes de tráfego e medir os caminhos que os usuários costumam seguir dentro do site.

O adiamento da descontinuação dos cookies pelo Google dá mais tempo para desenvolver novas tecnologias para o mercado e dá à indústria mais tempo para se adaptar a um futuro sem cookies.

O QUE É O GA4?

Caso você ainda não saiba, o Google Analytics 4, ou popularmente conhecido GA4, é a nova versão da ferramenta de Analytics do Google.

Essa revolução na plataforma irá permitir uma análise muito mais completa das métricas, não apenas do tráfego.

O GA4 rastreia todo o caminho do consumidor através de múltiplas plataformas, e a partir dos recursos de inteligência artificial e machine learning entrega evidências muito mais detalhadas que você poderá utilizar para entender e direcionar como os usuários irão interagir com seu site ou aplicativo.

Outro grande foco do GA4 é na privacidade do usuário. Baseado nas regulamentações mais recentes de proteção de dados, essa plataforma oferece muitos recursos como rastreamento de privacidade, medição de dados entre canais e análise preditiva orientada por IA.

POR QUE O GOOGLE ADIOU O FIM DO UNIVERSAL ANALYTICS?

O Google agora adiou a desativação do Universal Analytics por nove meses para dar às empresas mais tempo para migrar para o Google Analytics 4.

O GA4 foi implementado há três anos como sua ferramenta analítica de última geração. Posicionado como uma abordagem mais alinhada com as crescentes preocupações com a privacidade do consumidor e um mundo pós-cookie, o GA4 não coleta cookies nem endereços IP.

Ele também fornece novas ferramentas para os usuários escolherem e gerenciarem quais dados são coletados e como são usados por meio do agrupamento de canais personalizados, por exemplo, traz o ‘modo de consentimento’ para uso de dados e emprega modelagem comportamental e aprendizado de máquina.

O Google planejou descontinuar o Universal Analytics em julho de 2023 para usuários de sua versão gratuita e a partir de 1º de outubro de 2023 para clientes corporativos que usam o Google Analytics 360.

Embora os usuários mantenham o acesso aos dados históricos por um período após essa data, eles não poderão trazer novos dados no Universal Analytics.

OS NOVOS RECURSOS DO GOOGLE ANALYTICS 4 PARA 2023

O Google está planejando lançar algumas atualizações para o GA4 em 2023:

AUTOMATIZAÇÃO DA MIGRAÇÃO

Se você não criar uma propriedade do GA4 antes do início de 2023, o assistente de configuração do Google criará uma para você. Porém, você terá a opção de cancelar se preferir criar um manualmente.

MODELAGEM COMPORTAMENTAL

Chegando aos relatórios em tempo real do GA4, a modelagem comportamental usa machine learning para preencher lacunas quando cookies e outros identificadores não estão disponíveis.

AGRUPAMENTO DE CANAIS PERSONALIZADOS

Compare o desempenho agregado de uma seleção personalizada de canais.

INTEGRAÇÃO COM O CAMPAIGN MANAGER 360º

Permite que os profissionais de marketing façam lances para conversões do GA4 nas estratégias de lances automáticos do Display & Video 360.

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