Como usar as headings tags h1, h2, h3 e h4 no SEO

A tag H1 é um cabeçalho HTML mais comumente usado para marcar um título de página da web. A maioria dos sites usa CSS para destacar o H1 na página em comparação com títulos menores, como H2, H3, etc.

O QUE SÃO HEADING TAGS?

Uma página da Web ou postagem de blog pode ter vários títulos. As tags de linguagem de marcação de hipertexto (HTML) são usadas para diferenciar os tipos de títulos. Existem algumas diferenças entre o seguinte:

Uma tag de título HTML especifica o título de uma página da Web e é exibida em SERPs. Ele não aparece no conteúdo do corpo da página da web. Estes são títulos meta,

Uma tag de cabeçalho HTML é basicamente apenas um código que informa ao navegador da web do computador como o conteúdo deve ser exibido.

POR QUE AS HEADING TAGS SÃO IMPORTANTES?

As tags H1 informam aos bots de mecanismos de pesquisa e aos usuários da Web sobre o que é uma página.

O H1 de uma página da Web é o título mais importante e deve resumir com precisão o conteúdo desta página.

Você não pode simplesmente inserir um H1 no topo da página e parar por aí. Incorporar cabeçalhos em todo o seu conteúdo oferece benefícios distintos.

MOSTRAR ESTRUTURA DE TEXTO

Para facilitar a leitura de texto em telas pequenas, como tablets e smartphones, é importante criar conteúdo digitalizável.

Os cabeçalhos quebram longas sequências de texto e atuam como sinalizadores, guiando o leitor pelo conteúdo.

Os leitores também podem identificar rapidamente quais partes do texto são mais relevantes e pular para essa parte (como pular para um capítulo de livro relevante).

MELHORAR A ACESSIBILIDADE

Os cabeçalhos também melhoram a acessibilidade de uma página da web. Os leitores de tela podem ler o código HTML e qualquer texto marcado com HTML. 

Uma pessoa com deficiência visual pode determinar se vale a pena ler o conteúdo desta página.

Os cabeçalhos também simplificam a navegação, pois os leitores de tela podem fornecer atalhos para alternar entre os cabeçalhos marcados.

MELHORE O SEO

Por último, mas não menos importante, os títulos podem beneficiar indiretamente o seu SEO.

Mecanismos de busca como o Google avaliam a facilidade de uso como um fator de classificação.

Os bots reconhecerão os cabeçalhos como fáceis de usar, pois dão formatação à página e tornam o conteúdo digitalizável e acessível.

Sem títulos, os bots podem considerar sua página não amigável e os resultados no mecanismo de busca podem sofrer.

Precisando escalonar o SEO do seu site?

COMO USAR H1 H2 H3 E AS PRINCIPAIS TAGS

H1 TAG

A tag H1 é considerada a mais importante. Por quê? É essencialmente o título da página.

A tag de título H1 é um fator crítico de classificação e é referenciada por bots de mecanismos de pesquisa para descobrir sobre o que é uma página.

Geralmente, também é o conteúdo mais visível da página para o leitor, pois o conteúdo com a tag H1 tradicionalmente exibe telas maiores (embora isso não seja obrigatório).

Para garantir que seu conteúdo seja mais amigável para SEO (especificamente sua tag H1), use nosso Modelo de conteúdo de SEO, que oferece sugestões sobre como incorporar a palavra-chave que você espera classificar em diferentes aspectos técnicos de SEO da sua página.

H2 TAG

Se o título principal H1 é como o título de um livro, os subtítulos H2 são como capítulos. Você pode usar títulos H2 para subdividir seu conteúdo em seções lógicas.

Por exemplo, se o título da página for “As melhores práticas de SEO e como implementá-las”, você pode subdividir o conteúdo em dois “capítulos” principais: uma lista de melhores práticas e como implementá-las.

H3 TAG

As tags H3 subdividem e esclarecem ainda mais seu conteúdo. Por exemplo, digamos que você tenha duas categorias H2 em seu conteúdo, “As Melhores Práticas de SEO” e “Como Implementar Práticas de SEO”.

Sob as melhores práticas de SEO, você pode incluir uma lista de práticas, tornando cada uma delas um cabeçalho H3.

Na implementação, você pode incluir uma lista de dicas distintas, tornando cada dica um cabeçalho H3. Você pode então entrar em maiores detalhes sobre cada prática ou dica.

H4 TAG E ALÉM

As tags H4, H5 e H6 organizam ainda mais o conteúdo da página. Eles permitem que você adicione detalhes mais granulares sem deixar o leitor cansado com pedaços de texto pesados.

Por exemplo, digamos que você tenha a seção H2 “As Melhores Práticas de SEO”. Abaixo disso, você tem a tag H3 “Obter backlinks de alta qualidade”.

Você pode incluir tags H4 respondendo a perguntas como “O que são backlinks de alta qualidade?” e “Como obter backlinks de alta qualidade?”

Gostou do conteúdo sobre como utilizar heading tags a seu favor? Deixe nos comentários como você organiza seu conteúdo, será de grande ajuda para outros profissionais.


A Chili é uma agência de SEO especialista em marketing de performance e atua para identificar, atrair e converter os consumidores com foco em resultados.