Google Page Experience: a experiência do usuário como fator fundamental de ranqueamento

Você já ouviu falar do Google Page Experience?

Se você ainda não prioriza a otimização de mecanismos de pesquisa como uma estratégia para apoiar seus negócios, você está atrasado.

A experiência de página do Google é descrita como “um conjunto de sinais que medem como os usuários percebem a experiência de interagir com uma página da web além de seu valor puramente informativo”.

Mas o que exatamente isso significa para você e seu site? E como você deve se preparar?

 

Você sabe o que é a experiência do usuário?

A experiência do usuário é uma abordagem humana para o web design responsivo que se concentra na interação completa de um usuário com uma empresa, produto ou serviço.

Simplificando, a experiência do usuário é um termo abrangente que lida com o comportamento e o sentimento do usuário ao usar um site ou aplicativo.

Experiência do usuário As práticas recomendadas do Google promovem a melhoria da qualidade da interação do usuário com seu website para criar uma experiência rica na Web e ajudar os visitantes da página com suas necessidades on-line. Você pode conseguir isso dominando o que é experiência do usuário, entendendo seu público-alvo e otimizando seu design de experiência do usuário.

 

O que é o Google Page Experience?

O Google Page Experience é a tentativa mais recente do Google de melhorar os resultados de pesquisa para os usuários.

Basicamente, o Google quer recompensar sites que oferecem experiência de usuário de alta qualidade enquanto minimizam/rebaixam a classificação de sites que oferecem um design de UX ruim.

De forma resumida, o Google Page Experience é um fator de classificação mais recente do motor de busca do Google que calcula a qualidade da experiência do usuário de uma página do site, incluindo fatores como:

  • A compatibilidade com dispositivos móveis da página, incluindo design responsivo, acessibilidade e muito mais;
  • A rapidez com que a página é carregada, mesmo em conexões de Internet ruins ou lentas;
  • Qual a velocidade e qualidade de renderização do conteúdo da página em navegadores da Web com base em métricas de desempenho chamadas Core Web Vitals.

A recompensa para sites que satisfaçam os usuários por meio de uma experiência de página excepcional é o destaque nos resultados de pesquisa. Por quê?

Por um lado, é do interesse do Google elevar apenas os sites com melhor desempenho, porque isso ganha mais confiança dos usuários na qualidade dos resultados de pesquisa do Google.

Além disso, com tantos sites competindo para oferecer conteúdo de alta qualidade otimizado para pesquisa, o Google precisa classificar as páginas usando diferenciais além do conteúdo que está nas páginas.

Mesmo antes de o tráfego móvel ultrapassar o tráfego de desktop na web, o algoritmo do Google se concentrou em elevar conteúdo exclusivo e de alta qualidade que demonstrasse conhecimento, autoridade e confiabilidade em um determinado tópico – o que a comunidade de SEO chama de “E-A-T” (em tradução livre, Expertise, Autoridade e Confiabilidade).

Quando sites com conteúdo E-A-T ganham mais links de sites externos proeminentes, isso aumenta ainda mais sua autoridade e credibilidade e melhora a classificação de suas páginas.

 

O que é levado em conta na avaliação do Google Page Experience

O Google fez questão de lançar várias ferramentas e relatórios que você pode usar para avaliar suas pontuações de experiência na página do WordPress.

O Relatório de experiência da página

Em abril de 2021, o Google Search Console divulgou o relatório Page Experience que reúne os cinco sinais e seu desempenho em dispositivos móveis.

Você terá rapidamente uma visão geral completa do desempenho do seu site em relação ao novo fator de classificação.

 

Core Web Vitals

Para medir como seu site se compara às três métricas do Core Web Vitals, você pode usar a ferramenta de teste PageSpeed Insights do Google, que agora é baseada no Lighthouse.

Você sempre verá os horários para a maior pintura de conteúdo e mudança de layout cumulativa nos dados do laboratório.

No entanto, você verá apenas as informações de atraso da primeira entrada nos dados do campo e somente se seu site receber tráfego suficiente. Os “Dados de campo” são dados de usuários humanos reais do Chrome, enquanto os “Dados de laboratório” usam testes sintéticos do Lighthouse.

 

Compatível com dispositivos móveis

Para ver se o Google detectou algum problema de compatibilidade com dispositivos móveis em seu site, você pode usar o relatório de usabilidade em dispositivos móveis no Google Search Console, que sinalizará problemas específicos em seu site e nos URLs em que eles ocorrem.

Além deste relatório, você também pode usar a ferramenta autônoma de teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google, que permite testar URLs individuais um por um.

 

Navegação segura

Para verificar problemas com a navegação segura, você pode usar o relatório de problemas de segurança em Segurança e ações manuais no Google Search Console.

Você também pode usar a ferramenta de verificação de status do site Navegação segura do Google para ver se seu site foi sinalizado.

 

Uso de HTTPS

Você pode testar este você mesmo – quando você visita uma página em seu site, você vê um cadeado fechado na barra de endereços do seu navegador? Se sim, você passou nesta avaliação. Você também pode ver detalhes e ler que sua conexão é segura.

 

Intersticiais intrusivos

Não há teste para isso em si. Em vez disso, você só quer ter certeza de que não está exibindo intersticiais/pop-ups intrusivos para visitantes de dispositivos móveis que clicam em seu site a partir dos resultados de pesquisa do Google.

Os intersticiais intrusivos tornam o conteúdo menos acessível, especialmente em dispositivos móveis. Eles cobrem a maior parte da tela. Assim, eles proporcionam uma experiência de usuário terrível – o que o Google quer evitar.

Por exemplo, o Google considera esse tipo de pop-up intrusivo.

 

Como melhorar meu site?

Se você deseja que seu site seja recompensado, em vez de penalizado, com o lançamento da experiência de página, estas são algumas das etapas que você pode seguir:

 

Use um design responsivo

Se você ainda não está usando um design responsivo, agora é a hora de atualizar.

 

Atualize para HTTPS

Obter um certificado SSL por meio de seu registrador de domínio é fácil (e relativamente barato).

 

Aumente a segurança do seu site

Trabalhe para alcançar melhores padrões de privacidade, redução de fraudes e segurança geral.

 

Remova os pop-ups

Livre-se de qualquer coisa que possa ser interpretada como um intersticial intrusivo, como pop-ups ou redirecionamentos irritantes.

 

Limpe seu código de back-end

Existem várias melhorias no código de back-end que podem melhorar a velocidade de carregamento e a experiência geral do usuário.

Por exemplo, você pode se livrar de JavaScript não utilizado, confiar em formatos de arquivo modernos e minimizar suas grandes bibliotecas JF com bibliotecas CSS e JS locais.

 

Use um bom plugin de cache

 

O plugin de cache certo pode armazenar as informações do seu site para que ele carregue muito mais rápido para visitantes repetidos.

O Google Page Experience estará aqui por um longo tempo – e provavelmente irá evoluir significativamente ao longo do caminho. Por enquanto, sua maior prioridade deve ser otimizar seu site para este lançamento inicial.

Gostou do conteúdo sobre essas boas práticas de uso das ferramentas do Google que são fundamentais para o seu site se destacar? É fundamental ter um plano de ação bem estruturado para ter uma presença de sucesso da sua empresa nessa plataforma. Quer saber como?

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