Na última terça-feira (21), a OpenAI anunciou o lançamento de seu primeiro navegador, o ChatGPT Atlas. Por hora ele está disponível apenas para usuários de Mac, possuindo todos os recursos esperados de um navegador com inteligência artificial.
Porém, o mais surpreendente é que seus recursos de busca integrados parecem ser desenvolvidos pelo Google e não pelo Microsoft Bing, seu parceiro inicial e um de seus maiores investidores.
O que o Atlas faz?
Antes de tudo, precisamos lembrar que o Atlas é um navegador web. Você pode ir diretamente para páginas da web e navegar por elas, mas, ao fazer isso, o ChatGPT estará disponível na barra lateral, como em outros navegadores com inteligência artificial. Você pode fazer perguntas, fazer com que ele reescreva seu conteúdo em outras abas, e o que mais precisar.
Ele oferece personalização e memória, além de ajudar você a concluir tarefas, codificar e até mesmo fazer compras usando recursos do Agentic. O interessante é que, ao pesquisar no ChatGPT, o Atlas fornece uma resposta semelhante à do Chat, mas também adiciona abas verticais de pesquisa na parte superior, como em outros mecanismos de busca (contendo imagens, vídeos, notícias e muito mais). Ao acessar essas abas, há um link para o Google na parte superior de cada conjunto de resultados da pesquisa.
Aqui estão algumas fotos para você entender melhor:


Lançado mundialmente no macOS para usuários do Free, Plus, Pro e Go, o Atlas também está disponível em versão beta para o Business e, se habilitado pelo administrador do plano, para usuários Enterprise e Edu. Experiências para Windows, iOS e Android serão disponibilizadas em breve.
Se você usa um Mac e quer instalar o ChatGPT Atlas, basta pesquisar “chatgpt.com/atlas“. A partir daí, o navegador será baixado para o seu computador. Depois disso, é só clicar duas vezes no instalador e arrastar o aplicativo para a pasta de aplicativos.
