Segundo Josh Blyskal, da Profound, após analisar mais de 1 bilhão de citações do ChatGPT e 1 milhão de visitas de referência de uma amostra de sites de vários setores, relatou que o tráfego de referência do ChatGPT para sites caiu 52% desde 21 de julho. Reddit e Wikipedia dominam as citações da ferramenta.
Wikipedia e Reddit em alta: Por Que Alguns Sites Estão Ganhando?
Algumas das principais descobertas é que as citações do Reddit aumentaram 87% desde 23 de julho. Além disso, a Wikipédia saltou 62% desde sua mínima de julho, atingindo quase 13% de participação nas citações. Os três principais sites – Wikipedia, Reddit e TechRadar – protagonizaram 22% de todas as citações, o que gerou um aumento de 53% em apenas um mês.
Portanto, percebemos que o ChatGPT agora parece preferir fontes que priorizam a resposta fácil, enquanto sites de marca e portais de notícias tradicionais estão perdendo cada vez mais visibilidade. Essa mudança reflete uma reorientação estratégica da IA para fornecer respostas mais imediatas e práticas, alinhadas com a expectativa do usuário por soluções rápidas, mesmo que isso signifique sacrificar a profundidade analítica ou a autoridade editorial.
Blyskal disse que esses dados não são um efeito do GPT-5, lançado em 7 de agosto. A consolidação de citações do Chat GTP iniciou semanas antes, quando a OpenAI reavaliou manualmente seu sistema de recuperação para priorizar respostas mais úteis e acessíveis.
Conteúdo de Conversão vs. Conteúdo de Resposta: A Grande Mudança para as Marcas
De uma maneira geral, podemos tirar algumas conclusões da publicação de Blyskal no Linkedin como o conteúdo de marca que prioriza a conversão está sendo ignorado, plataformas como o Reddit e o Wikipedia vencem porque abordam diretamente as dúvidas que os usuários possuem.
Além disso, Blyskal disse que a oportunidade de citação é grande para as marcas que estão dispostas a mudar o conteúdo que, ao invés de priorizar a conversão, prioriza as respostas.
De forma resumida, os experimentos de citações da OpenIA podem gerar grandes oscilações de tráfego. As marcas que não oferecem respostas reais podem ser excluídas das respostas do ChatGPT.
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