O Google acaba de lançar uma nova atualização de algoritmo focada em spam, denominada pelo buscador como Google Spam Update August 2025. Esta é a primeira mudança algorítmica significativa implementada pela empresa desde a grande atualização central de junho de 2025, marcando um passo contínuo em seus esforços para melhorar a qualidade dos resultados de busca e combater práticas inadequadas.

Então continue a ler o novo artigo sobre o assunto do Blog da Chili e fique por dentro das principais notícias do mercado de marketing digital, SEO e PPC.

O que são atualizações de spam? 

Atualizações de spam do Google podem ser classificadas como melhorias nos sistemas que detectam e combatem práticas de manipulação e conteúdo de baixa qualidade nos resultados de pesquisa. Seu principal objetivo é reduzir a quantidade de conteúdo de baixa qualidade, não útil, ou manipulador nos resultados de pesquisa. 

As atualizações principais acontecem várias vezes por ano. Elas podem trazer mudanças significativas e abrangentes nos algoritmos e sistemas de busca do Google, e é por isso que o Google as anuncia.

O Google anunciou o Spam Update August 2025 como atualização como uma “atualização normal de spam” e acrescenta que “pode levar algumas semanas para ser concluída”.  

“Hoje lançamos a atualização de spam de agosto de 2025. Pode levar algumas semanas para ser concluída. Esta é uma atualização normal de spam e será implementada em todos os idiomas e locais. Publicaremos no Painel de Status da Pesquisa do Google quando a implementação for concluída.”

Anúncios anteriores de atualizações relacionadas a Spam

As últimas atualizações sobre spam do Google foram lançadas em 19 de dezembro do ano passado e concluídas em 26 de dezembro do mesmo ano. Essa atualização se tornou mais volátil do que a lançada em 20 de junho de 2024 e concluída em 27 de junho de 2024, que visou melhorar o sistema SpamBrain do Google, que utiliza inteligência artificial para detectar e combater spam, incluindo novos tipos de spam e automações de conteúdo. 

Essas atualizações buscam melhorar a experiência do utilizador, mostrando resultados mais úteis e relevantes. Portanto, se notar alguma alteração na classificação ou no tráfego nas próximas semanas, pode ser devido a essa atualização e as estratégias de conteúdo que você tem adotado

Para não ser prejudicado por esse upgrade, verifique se seu site está produzindo conteúdo confiável, útil e pensado pelas pessoas. Além disso, veja se sua plataforma está seguindo as políticas de spam do Google. 

Ao contar com uma agência de marketing digital especializada em SEO B2B, seu negócio pode conquistar resultados incríveis e alcançar grandes objetivos. Fale com nossos especialistas e saiba como alavancar suas vendas