Vídeo Marketing: Porque Você Deve Começar a Usar

Você com certeza já sabe o que é vídeo marketing, mesmo que o nome não pareça familiar.

Nada mais é do que uma estratégia que consiste no uso de conteúdos de audiovisual para atrair, converter e reter clientes.

Essa mídia oferece uma comunicação bastante eficiente e um nível de engajamento dos clientes muito interessante.

Segundo um levantamento da agência britânica Koozai, em média, 12% do público que vê um anúncio em formato audiovisual acaba comprando o que lhe foi apresentado.

Essa preferência dos usuários pelo conteúdo em vídeo é identificada em outras pesquisas, enquetes e estudos.

Utilizar estratégias de video marketing é efetivo principalmente no Brasil. O país é o segundo no ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais.

Segundo um levantamento de 2022 da pesquisa anual TIC Domicílios, em média, 73% dos brasileiros têm o hábito de compartilhar vídeos em suas redes sociais ou com amigos.

 

O que é vídeo marketing?

O vídeo marketing, por ser um tipo de conteúdo bastante consumido, traz mais visibilidade para uma marca e se sai muito bem no desempenho de retorno sobre investimento.

De forma resumida, qualquer estratégia de atração ou retenção de clientes que use vídeo, pode ser classificada como vídeo marketing.

Fazem parte dessa estratégia:

  • campanhas publicitárias em vídeo;
  • vídeos institucionais para fortalecer a imagem da marca;
  • vídeos educacionais como parte do seu plano de marketing de conteúdo;
  • entre outros.

De acordo com o Video Marketing Statistics 2022, campanhas de vídeo marketing conseguem leads 66% mais qualificados por ano.

A mesma pesquisa aponta que 94% dos consumidores indicam que assistir vídeos os ajudou a fazer uma compra ao menos uma vez.

 

Por que investir em vídeo marketing

De forma prática, pense no investimento para criar um story no Instagram. Agora imagine que 25% realizou uma compra depois de ver um story na plataforma, dados do site Animoto.

As possibilidades para essa plataforma são enormes. Veja com mais detalhes abaixo:

 

Aumentam o engajamento do público

Os dados não mentem, um levantamento do Social Media Week mostrou que os usuários gastam até 88% mais tempo em um site que possua vídeo.

Existe uma razão para isso, os vídeos são mais fáceis de consumir por serem responsivos e engajantes.

A mesma pesquisa cita que 90% dos usuários assistem vídeos interativos até o final. Poucos formatos possuem esse tipo de receptividade.

 

Melhoram o SEO do blog ou site

Algo que nem todo mundo sabe é que os vídeos possuem uma grande influência na classificação e ranqueamento dos sites realizados pelos mecanismos de busca.

A principal métrica que atesta essa preferência é o engajamento recebido pelo conteúdo. Nos últimos anos o Google, por exemplo, começou a dar muito mais destaque para vídeos entre os resultados de busca da plataforma.

Um outro levantamento da agência The Marketing Helpline detectou que posts com vídeos recebem 48% a mais de visualizações em relação a outros formatos.

 

Entregam um ótimo ROI

O ROI (Retorno sobre Investimento) é uma métrica fundamental para ser analisada no momento de decidir as estratégias de marketing para o seu projeto.

Basicamente, esse parâmetro mostra se determinada estratégia gera resultados concretos, como leads e vendas, a partir do investimento realizado.

 

Aumentam a autoridade

Conteúdos em vídeo são bastante utilizados pelo público para obtenção de informação. Quem produz conteúdos relevantes ganha autoridade em seu nicho e mais atenção dos usuários.

Um conteúdo em vídeo com roteirização e edição profissional contribui para a geração dessa autoridade. A capacidade técnica gera no público a sensação de que a marca possui domínio sobre aquilo que está falando.

 

Como escolher o melhor modelo de vídeo marketing para a minha estratégia?

Um dos aspectos mais importantes é relacionar os melhores tipos de conteúdo do seu negócio com os formatos de vídeo mais adequados.

São diversos os tipos de vídeo existentes, você não precisa se prender apenas a um, todos podem ser usados caso faça sentido dentro da sua estratégia.

Veja algumas da principais formas de usar vídeos em sua estratégia digital:

 

Vendas

Esse formato possui um objetivo bem claro: influenciar diretamente na decisão de compra de um cliente. Um bom exemplo dessa categoria são os vídeos que fazem demonstração de um produto ou serviço.

 

Engajamento

São vídeos focados no brand awareness, ou seja, produzidos para disseminar uma determinada mensagem da marca. Um exemplo são os vídeos institucionais.

 

Comerciais

Os objetivos são semelhantes ao conteúdo de vendas, porém com diferenças importantes. 

Esses vídeos não necessariamente fazem uma demonstração do produto, eles utilizam técnicas de storytelling para fazer com que usuários sejam influenciados a engajarem na marca.

 

Educação

Com foco em videoaulas, cursos online ou tutoriais, esses vídeos possuem foco em ensinar para o usuário algum assunto específico. 

É interessante que esse conteúdo esteja relacionado com a área de expertise do seu negócio. 

Porém, nada impede que sejam feitas parcerias com convidados para alcançar um público mais amplo.

Ficou interessado em aprender mais sobre o universo do vídeo marketing? Viu como pode ser importante para sua estratégia de marketing digital?

Fale pra gente sobre suas experiências! Deixe nos comentários se você já utilizou esse recurso. Será de grande ajuda para outros profissionais.