Nessa quarta-feira (06), o Google lançou o Trifecta, novo modelo de mensuração para responder uma dúvida comum entre os anunciantes: “meus investimentos estão de fato gerando valor?”. É uma abordagem brasileira com framework focada em recolocar a mensuração como o ponto principal na tomada de decisão de marketing.
Um cenário cada vez mais comum é uma pessoa assistir um vídeo no YouTube, se interessar pelo produto e não realizar a compra. No dia seguinte, no feed do Instagram, ela encontra um anúncio que a lembra do vídeo, aumentando ainda mais a curiosidade. Ao longo da semana, já convencida, ela busca no Google para ver mais informações e finalmente encontra uma oferta atrativa e realiza a compra.
É nesse tipo de jornada que o Trifecta ajuda a mapear e entender.
“Geralmente os times de mensuração são chamados para explicar por que algo não deu certo. Queremos agora que sejam chamados para mostrar para onde ir. A mensuração precisa ser proativa e ocupar um lugar de protagonismo nas decisões de Marketing”, afirma Vinicius Zimmer, head de mensuração do Google Brasil.
No que o Trifecta é baseado?
O Trifecta usa três pilares principais: atribuição, MMM e incrementalidade.
A atribuição entende o impacto de cada ponto de contato, alocando orçamentos entre plataformas. Ela mostra em tempo real quais canais contribuíram para conversão e te mostra o que está ou não funcionando. Apesar de ser eficaz no digital, ela tem dificuldades de medir canais off-line. Para isso, entra a segunda base:
O Marketing Mix Modeling (ou MMM) funciona como uma bússola de longo prazo, comparando o impacto de diferentes canais on-line e off-line para entender o impacto dos investimentos. O Google oferece o Meridian, um modelo gratuito e personalizável de MMM. Assim, qualquer empresa pode adaptar essa bússola a sua necessidade.
Por fim, a incrementalidade responde se o seu investimento causou realmente resultado. Enquanto a atribuição mostra o impacto imediato e o MMM a longo prazo, a incrementalidade trabalha como auditoria dos modelos, ajudando a testar novas otimizações.
A novidade do Trifecta é útil tanto para pequenos quanto médios e grandes anunciantes, e grandes marcas como Mercado Livre, Nubank e Amazon já seguem o modelo.
Por que esse modelo é tão importante?
Atualmente é muito fácil perder a atenção do seu cliente, desperdiçando assim um clique – que poderia se tornar uma venda -. Para isso, as agências de marketing digital buscam maneiras de focar no que realmente importa para o site, eliminando qualquer obstáculo para a conversão. Não é uma ferramenta de relatoria, mas de orientação para o crescimento do seu negócio.
“Se as marcas prosperarem, venderão mais, crescerão mais e, consequentemente, aumentarão seus investimentos. O sucesso delas é o nosso sucesso”, conclui Zimmer.
Com o Trifecta, você pode transformar mensuração em decisões estratégicas que realmente impactam o crescimento. Ao lado de uma agência de marketing digital especializada como a Chili, é possível criar uma estratégia de SEO e mídia paga alinhada aos seus objetivos, aproveitando dados para identificar oportunidades, otimizar canais e aumentar a taxa de conversão.
Não deixe que seus investimentos passem despercebidos: entre em contato com nossos especialistas e alcance resultados consistentes!