Você já deve ter ouvido falar sobre GEO, AIO, AEO, e como essas siglas de IA para SEO estão mudando os motores de busca. Com a popularidade do assunto, John Mueller, head de pesquisa orgânica do Google, desmistificou o hype em cima dessas novas siglas.

Tudo começou com o compartilhamento de um artigo do Digiday no Bluesky por Barry Adams, especialista de SEO. Mueller respondeu, afirmando que “quanto maior for a urgência e mais forte a pressão por novas siglas, maior a probabilidade de elas serem apenas spam e golpes”.
Posts

Conforme as ferramentas de IA vão crescendo, como ChatGPT, Perplexity e Gemini, os sites que trabalham com SEO buscam se reinventar para estarem por dentro das novidades. Os consumidores consomem mais buscas por IA, e essas estratégias surgiram como uma forma de responder a essa procura. São três as principais:

  • GEO (Generative Engine Optimization) – garante que seu conteúdo se encaixe nas respostas feitas por IA;
  • AIO (Artificial Intelligence Optimization) – usa a IA para produzir e melhorar o conteúdo;
  • AEO (Answer Engine Optimization) – otimiza seu conteúdo para mecanismos de resposta automática como Siri e Alexa.

Porém, como alertado por Mueller, levar essas siglas como única abordagem para o Google e esquecer o básico de SEO pode ser muito prejudicial para o seu site. Então, a melhor forma é unir a busca orgânica a uma nova estratégia de IA, trabalhando com o melhor dos dois mundos.

O futuro do SEO envolve uma adaptação com a inteligência artificial, sem abandonar os princípios da busca orgânica. E para se destacar e estar sempre em dia com as inovações do mercado, uma agência de marketing digital é a escolha certa.

Entre em contato com a Chili e descubra como podemos alavancar seu site para o topo da pesquisa no Google!