Uma pesquisa realizada pelo E-commerce Trends 2026, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, mostrou que 88% dos consumidores compram online, dentre eles, 56% preferem realizar compras à noite ou durante a madrugada.
A inteligência artificial também foi destaque na pesquisa, mostrando que 26% do público já utiliza ferramentas como ChatGPT e Gemini para pesquisar produtos. E outros 26% afirmam que já foram motivados a comprar por vitrines personalizadas por IA.
Apenas 39% dos entrevistados dizem que a IA facilita a experiência de compra, enquanto 23% relatam ter desconfiado ao descobrir que a descrição de um produto foi gerada por robô.
Por outro lado, 42% se sentiriam mais inclinados a comprar com personalizações feitas por IA, enquanto 46% afirmam que esse fator não influenciaria sua decisão.
Já na busca por produtos, o Google, com 59% das buscas, segue como principal canal de pesquisa, o que evidencia o impacto do SEO para e-commerce. Em segundo lugar, estão os sites ou aplicativos das lojas, com 50% das buscas feitas por lá.
As redes sociais também tiveram destaque, 58% dos consumidores já usam aplicativos o como Instagram e YouTube para buscar produtos. Entre os que compraram após ver anúncios, o Instagram lidera com 55%, seguido pelo Facebook (31%) e YouTube (30%) – isso reflete o impacto do facebook ads (integrado ao instagram) e do google ads em uma estratégia de vendas.
Celular é o dispositivo mais usado para compras, e WhatsApp se destaca como canal de atendimento
Dos 78% dos consumidores que compram pela internet e 8 em cada 10 finalizam suas compras pelo celular, isso significa que os sites devem seguir as boas práticas de SEO mobile, se quiserem se destacar no mercado. A tendência deve crescer, onde 59% pretendem comprar ainda mais online nos próximos 12 meses.
Entre os fatores que impactam a escolha de onde comprar, o frete grátis é o principal fator (72%), seguido por promoções (60%), prazo de entrega (46%) e cupons de desconto (42%).
Com o pico de consumo à noite, o WhatsApp superou o chat online, pela primeira vez, como canal de atendimento preferido do público, com 37% de preferência.
A IA também aparece como alternativa de atendimento fora do horário comercial, mas ainda não é muito popular, dos 86% já foram atendidos por chatbots, apenas 22% avaliaram a experiência como positiva.
Métodos tradicionais de pagamento lideram
O cartão de crédito parcelado aparece como o meio de pagamento preferido da maioria dos consumidores (53%), seguido pelo PIX (22%) e cartão de crédito à vista (15%).
Outras formas apareceram na pesquisa mas com números baixos, como cartão de débito, que é usado por apenas 3% dos usuários, QR Code (2%), carteiras digitais (2%), boleto bancário (1%) e pagamento por reconhecimento facial (1%).
Métodos modernos de pagamento, como o WhatsApp Pay, por exemplo, é usado por menos de 1% dos entrevistados.
Metodologia da pesquisa
O E-commerce Trends 2026 ouviu mais de 2.000 consumidores com mais de 18 anos, de diferentes regiões, classes sociais e faixas etárias.
Todos os entrevistados realizaram ao menos uma compra online nos últimos seis meses. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.
O que isso significa para sua estratégia de vendas online?
A pesquisa revela claramente que o comportamento dos consumidores está cada vez mais voltado para as compras online, com um destaque para a personalização e a experiência oferecida pelas plataformas. Para os e-commerces, isso significa que, para se destacar no mercado, é crucial investir em estratégias de marketing digital bem definidas, como o SEO para e-commerce e campanhas de Google Ads.
Entender o impacto de canais como o Google, Instagram, WhatsApp e até mesmo a inteligência artificial nas decisões de compra é fundamental para garantir que sua estratégia de vendas esteja alinhada com as tendências de consumo. Uma agência de marketing digital especializada pode te ajudar a traçar esse caminho, oferecendo soluções personalizadas para seu negócio, com o objetivo de gerar mais visibilidade, atrair tráfego qualificado e maximizar as conversões.
Na Chili, contamos com uma equipe de especialistas pronta para ajudar seu e-commerce a crescer de forma sólida e sustentável, adaptando sua estratégia para os desafios e oportunidades do mercado digital. Se você quer alavancar suas vendas e estar à frente da concorrência, entre em conato conosco, estamos aqui para te apoiar em cada passo da jornada.