Você realmente sabe o que é um Crawler? Entenda aqui de uma vez por todas!

Uma estratégia de marketing digital depende do domínio de muitas ferramentas, e o Crawler é uma delas.

Venha entender como ele funciona na prática e sua importância para o sucesso do seu negócio.

Crawler: o que é?

Um Crawler, também conhecido como bot ou spider, é um robô que rastreia, coleta, extrai, organiza, analisa e indexa dados em tempo real na web. Ele é normalmente utilizado para rastrear sites e bancos de dados para mecanismos de busca, capturando informações de cada um dos links que encontra por seu caminho. 

É assim que então ele compreende qual informação é mais relevante, criando os rankings de posicionamento que vemos nos buscadores. 

Um Crawler também pode ser utilizado para manutenção de páginas, buscar dados de inteligência de mercado, fundamentar estratégias de negócios, e claro, auxiliar em ações de SEO.

Como ele funciona?

Já comentamos acima que os Crawlers examinam links existentes pela web, mas existe um processo para o seu funcionamento. Confira:

  • Rastreamento: também conhecido como crawling, é o momento em que o Crawler descobre sobre as páginas e seus conteúdos.
  • Indexação: aprendizado sobre o conteúdo encontrado, indexando a informação em seu banco de dados.
  • Rankeamento: o Crawler ranqueia a informação de acordo com os direcionamentos de um mecanismo de busca, colocando no topo da lista o que ele considera como o conteúdo mais relevante para o usuário.

Uma das estratégias de SEO mais importantes nesse processo é o link building, focada em construir a autoridade do seu site ao distribuir backlinks relevantes de seu conteúdo pela web.

Principais benefícios em usar Crawlers

Saber como utilizar os Crawlers a seu favor pode ser determinante para alavancar seus resultados no ambiente digital. Confira algumas das principais vantagens em adotar essa prática:

  • Otimização de vendas: com a ajuda de uma auditoria seo técnica, o Crawler vai encontrar erros e evitar problemas no seu site, evitando perdas de posicionamento e tráfego orgânico.
  • Análise da concorrência: aqui a auditoria seo técnica também se mostra bastante útil. Ao rodar os Crawlers no site concorrente, você pode identificar suas falhas e melhorar em relação a seus pontos fracos.
  • Análise de reputação da marca: os Crawlers irão rastrear menções da sua marca em redes sociais, fóruns de discussão e portais de notícias.
  • Alertas em tempo real: o Crawler pode monitorar a saúde e eficácia do seu site automaticamente..
  • Gerar leads: você sabia que o Crawler pode rastrear dados em busca de oportunidades? Ele é capaz de, por exemplo, identificar todas as empresas da sua região que se encaixam no seu perfil de cliente, para que você possa entrar em contato.
  • Melhor escaneabilidade de conteúdos: Crawlers podem trabalhar para deixar seu conteúdo mais agradável para leitura e mais e rastreável pelos buscadores.
  • Atrair tráfego qualificado: essa é apenas uma consequência de todas as evoluções que o Crawler te proporcionou. Após todas as melhorias mencionadas, seu site naturalmente será melhor indexado.

Qual a relação entre Crawler e SEO?

Já falamos um pouquinho sobre a importância do SEO para a sua estratégia de marketing digital, Mas caso você ainda esteja na dúvida do que é essa sigla, ela significa Search Engine Optimization. Em outras palavras, é a estratégia por trás da otimização de mecanismos de busca em prol de tráfego orgânico.

Bom, isso para dizer que é justamente por meio dos Crawlers que conseguimos entender como os buscadores operam e avaliam as páginas de um site, podendo estruturar estratégias de melhora para resultados orgânicos.

Uma agência de SEO pode ser a solução ideal para trabalhar com os Crawlers, realizando auditorias técnicas em busca de falhas que afetam a performance do seu site nos buscadores. Alguns exemplos que podem ser encontrados são links quebrados, conteúdos duplicados, imagens fora do padrão ou títulos e descrições inexistentes, muito longas ou muito curtas.

Crawl budget

A prática de crawling é muito cara para os mecanismos de busca. Por conta disso, um Crawler prioriza suas atividades. É aí que entra o crawl budget, funcionando como uma cota de rastreamento que limita a quantidade de pesquisas que ele faz em um site em determinado intervalo de tempo.

 Bloqueadores de Crawlers

Você sabia que pode bloquear o acesso de Crawlers às páginas do seu site e sua indexação? Caso você não queira que alguma delas apareça nos buscadores, por conter informações sensíveis ou ser específica de uma campanha sazonal, você pode proteger a página com senha ou usar a tag “noindex” na resposta http.

Gostou do conteúdo sobre Crawlers? É fundamental saber como utilizá-los a seu favor para melhores resultados em SEO. Quer saber como?

A Chili é uma agência especialista em marketing de performance e SEO, atuando para identificar, atrair e converter consumidores com foco em resultados.

Fale pra gente sobre suas experiências sobre o uso de Crawlers! Será de grande ajuda para outros profissionais.

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