O que é HTTPs? Entenda como deixar seu site seguro!

Você com certeza já se deparou com a sigla HTTPs enquanto navegava pela web. Basicamente, ela indica se um site é seguro ou não para navegação e para a transferência de dados sensíveis. 

Atualmente, de acordo com a W3Tech, 82,8% dos sites já utilizam o protocolo HTTPs como padrão. Entenda porque ele é importante, como pode ser fundamental para a sua estratégia de marketing digital e como implementá-lo no seu site. 

O que é HTTPs?

HTTPs significa Hyper Text Transfer Protocol Secure, ou em português, Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. Mas o que isso quer dizer? 

O HTTPs é um protocolo de segurança responsável por proteger a integridade e confidencialidade dos dados presentes na web. Ele é encarregado de comunicar as informações entre o usuário e o servidor de um site, em servidores de todo o mundo, de maneira criptografada.

 Como o protocolo HTTPs funciona?

Afinal, o HTTPs é seguro? Ele é uma ótima camada de segurança adicionada aos sites, dificultando o vazamento de dados e ataques hackers. 

Mas como ele funciona? Quando você se conecta a uma página na web com HTTPs, é gerada uma chave de segurança criptografada, como a chave de um cadeado. Essa chave é então usada para iniciar uma sessão segura entre você e o site, iniciando uma série de comunicações de ida e volta que reforçam a continuidade dessa conexão segura.

Os únicos que terão acesso a essas chaves são você e o servidor do site, e é isso que garante a segurança da sessão. 

Qual a diferença entre HTTP e HTTPs?

O HTTP pode ser considerado o irmão mais velho do HTTPs. Ambos utilizam o mesmo sistema de comunicação de dados, mas o que possibilita a criptografia que torna o protocolo HTTPs seguro é a tecnologia TLS (Transport Layer Security, ou Segurança da Camada de Transporte), evitando que os dados transferidos possam ser interceptados.

Ou seja, os dois protocolos garantem a transferência de informações, o HTTPs só possui uma camada de proteção extra, indicada justamente pela letra “S” ao final.

Quando devo acessar sites que usam o protocolo HTTPs?

O ideal é sempre preferir por sites que possuam HTTPs na sua URL, mas principalmente, como usuário, garanta estar em sites seguros em momentos que necessitam das seguintes informações:

  • Cadastro de dados pessoais, como RG e CPF;
  • Login e senha;
  • Dados de cartão de crédito;
  • Endereços, sejam físicos ou de e-mail;
  • Detalhes de transações bancárias.

Tenha um cuidado especial em acessar sites sem HTTPs em redes públicas, como em aeroportos ou cafeterias, já que elas naturalmente possuem menos barreiras de segurança. 

Ainda, podem existir alguns sites hospedados em servidores falsos, que mesmo indicando ter o protocolo HTTPs, não são seguros. Por isso, tente sempre garantir usar redes seguras e sites verificados quando precisar preencher informações sensíveis.

Quais as principais vantagens do HTTPs?

Como você já pode perceber, a segurança para a transferência de informações é uma grande vantagem, mas existem ainda diversas outras. Confira:

  • Estar de acordo com as políticas de privacidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
  • Melhor posicionamento SEO em mecanismos de busca, por conta da credibilidade adquirida do próprio buscador;
  • Menor taxa de rejeição de usuários;
  • Melhor experiência do usuário, principalmente por conta do reforço das mensagens de segurança;
  • Melhora da reputação digital da marca;
  • Aumento do tráfego ao site e taxas de conversão.

Como posso implementar o HTTPs no meu site?

Para páginas novas, basta adicionar o certificado HTTPs no seu domínio. Normalmente os próprios serviços de hospedagem de sites oferecem opções de certificados gratuitos, ou indicam como adquiri-lo.

Já para páginas antigas HTTP, você deverá redirecioná-las manualmente para HTTPs, dentro do servidor do seu site. 

Uma dica essencial é não deletar as antigas páginas HTTP após o redirecionamento. Ao fazer isso, você pode perder o posicionamento e credibilidade que aquela página havia conquistado ao longo do tempo, prejudicando o seu site como um todo.

Implementei o certificado HTTPs no meu site, e agora?

Agora é hora de informar para o Google e para os outros mecanismos de busca que você possui URLs de páginas web atualizadas e seguras. Você pode fazer isso da seguinte forma:

  • Criando uma nova propriedade no Google Search Console para a nova versão do seu site em HTTPs;
  • Atualizando o Google Analytics Universal para a nova versão;
  • Atualizando seu sitemap.xml para as novas URLs com HTTPs;
  • Adicionando dentro do seu site os certificados de segurança que você possui.

Vale também criar um lembrete para não esquecer da data de vencimento do seu certificado HTTPs, assim você continuará sempre seguro!

Gostou do conteúdo sobre protocolos HTTPs? Além de proteger todas as comunicações entre o seu site e seus clientes, é uma boa estratégia de SEO. Quer saber como?

A Chili é uma agência especializada em SEO e marketing de performance, atuando para identificar, atrair e converter consumidores com foco em resultados.

Precisando escalonar o SEO do seu site?