A implementação de ferramentas de IA dentro do mundo do marketing está em constante evolução, mas algumas empresas ainda usam de maneira básica e em somente em alguns setores de suas agências de marketing digital.
Os principais usos de IA dentro do mundo do marketing e vendas são majoritariamente direcionados para a criação de conteúdo (78% no marketing e 57% em vendas), mensuração de desempenho e planejamento (60% no marketing e 48% em vendas), essa tecnologia ainda não é muito usada em relatórios e análise de dados (37% em marketing e 34% em vendas).
Ao ampliar o uso para essas áreas, as empresas poderiam tomar decisões mais estratégicas, identificar oportunidades com maior precisão e personalizar campanhas de forma mais assertiva, aumentando a competitividade no mercado, principalmente no mercado de marketing.
Adoção da IA no Brasil ainda é limitada e concentrada em poucas áreas
Segundo o estudo Panorama de Marketing e Vendas 2025, lançado pela RD Station, apenas 36% das empresas, incluindo agências de marketing digital, afirmam usar de forma abrangente a tecnologia, mas busca outras formas de inserir essa tecnologia em outras ações e procedimentos.
Outro dado interessante do estudo é que apenas 16% das empresas brasileiras dizem usar a Inteligência Artificial de forma básica nas ações de marketing e vendas e estão satisfeitas com isso.
Em contraponto, de acordo com o “Panorama IA nas empresas brasileiras”, pesquisa realizada pela companhia TOTVS, apenas 50% das empresas entrevistadas não utilizam ferramentas para a transformação digital.
De maneira geral, diversas empresas brasileiras ainda não adotam de forma completa as ferramentas de Inteligência Artificial, e as que adotam, utilizam de forma básica na maior parte em criação de conteúdo e planejamento.
Panorama global: onde a Inteligência Artificial está transformando as agências de marketing digital
Em âmbito global, diferente do Brasil, o uso de Inteligência Artificial é direcionado para proteger sistemas e melhorar a qualidade de produtos. Entre os principais focos de aplicação das ferramentas, se destacam controle de qualidade (50%), cibersegurança (49%) e compensação da escassez de mão de obra (41%).
A 10ª edição do relatório do Estado de Produção Inteligente, da Rockwell Automation diz que 95% das organizações planejam investir em IA e machine learning nos próximos cinco anos para tornar as operações mais ágeis e adaptáveis às constantes mudanças.
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