Venda Mais Todos os Dias Com os Anúncios Programáticos Digitais Out of Home!

Se você segue os conteúdos do blog da Chili, com certeza já sabe que o mundo do marketing digital é dinâmico e está sempre em constante evolução. Por isso, hoje não vamos falar de posicionamento SEO nem de anúncios nas redes sociais. Hoje vamos focar nos digital out-of-home programmatic ads ou anúncios digitais programáticos fora de casa.

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O Que É Digital Out of Home Programmatic?

A programática digital é uma forma de marketing baseada na combinação de big data, algoritmos e inteligência artificial. Funciona como um método de compra automatizada de espaços de audiências online mediante segmentação e direcionamento de anúncios apoiado na velocidade e eficácia das novas tecnologias da informação e da comunicação.

Dentro da programática digital encontramos uma subcategoria: os anúncios programáticos digitais fora de casa. Esse tipo de publicidade continua sendo em base a big data e algoritmos, mas já não fica restrita ao âmbito privado, senão que é mostrada em espaços de livre circulação: se trata de telas que visam capturar a atenção dos consumidores nas ruas e espaços urbanos comuns.

Como Funciona o Digital Out of Home Programmatic?

Como estamos falando de um processo de compra e exposição automática de anúncios, a publicidade programática fora de casa funciona de maneira semelhante à que a gente encontra nos nossos dispositivos eletrônicos, mas com uma diferença: esses anúncios são expostos em espaços públicos.

As telas digitais com anúncios no transporte e nos espaços públicos não são colocadas de forma aleatória. A eleição da localização dessas telas é produto de estudos profundos de mercado. Aquilo que elas mostram não é estático: os conteúdos se adaptam ao cliente em tempo real produzindo mensagens personalizadas.

Por Que Fazer Anúncios Digital Out of Home Programmatic?

Há várias vantagens nos anúncios digitais programáticos fora de casa. Entre elas:

  • Visibilidade: Grandes cartazes digitais permitem experimentar com diferentes técnicas visuais para atrair a atenção das pessoas. Aliás, os usuários não têm a possibilidade de fazer skip.
  • Memorabilidade: Estudos recentes indicam que as pessoas têm tendência a lembrar mais das publicidades digitais que viram na rua do que daquelas que apareceram nos seus dispositivos eletrônicos.
  • Adaptabilidade: Esse tipo de publicidade permite enviar mensagens relevantes de maneira rápida e direta, sem necessidade de planejar novas estratégias nem de realizar novas compras.
  • Complementaridade: Os anúncios digitais programáticos podem ser coordenados com campanhas em outros canais (mobile, TV, etc.), permitindo uma experiência mais abrangente para o usuário.
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Como Anunciar com Digital Out of Home Programmatic?

Antes de começar com a planificação da sua estratégia de publicidade programática digital fora de casa, convém que a gente enumere os tipos de digital out-of-home programmatic ads que existem:

Leilão

Um espaço publicitário é disputado por diferentes anunciantes que fazem ofertas, de acordo com os seus orçamentos, para ocupar essa tela. O processo é automático e em questão de segundos o sistema seleciona um ganhador.

Acordos Privados

Funciona do mesmo jeito que o sistema anterior, só que não se trata de um leilão aberto: o proprietário do espaço publicitário negocia com os anunciantes diretamente.

Acordos Programáticos Garantidos

Essa opção é uma mistura dos dois casos anteriores. Existe um acordo entre o proprietário do espaço publicitário e o anunciante segundo o qual o anunciante aceita automaticamente as condições propostas pelo proprietário, sempre que o espaço em questão respeite as características solicitadas pelo anunciante.

Dados em Tempo Real

Algumas redes de digital out-of-home programmatic ads têm maneiras para ler o público em tempo real e reagir em consequência. Isso se consegue com sensores, mas também com a integração dos dados provenientes dos telefones das pessoas que passam por perto do anúncio.

Alguns Conselhos

  • É importante definir previamente o objetivo específico da campanha.
  • Selecionar os canais mais apropriados para alcançar esses objetivos
  • Segmentar o público.
  • Medir em tempo real o desempenho da campanha.
  • Aplicar as mudanças que se considerem necessárias para não se desviar dos objetivos propostos.

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