O WhatsApp pode ser relativamente novo no mundo do marketing digital, mas é um dos métodos que mais cresce nessa indústria e, quando você olha para as estatísticas, é fácil entender o porquê.
Com 1,6 bilhão de usuários em todo o mundo, é de longe o aplicativo de mensagens mais popular do mercado. E com mais de 90% dos clientes descrevendo as mensagens como seu método preferido de contato, o alcance potencial oferecido por um Chatbot do WhatsApp é claro.
Vamos simplificar e dizer que o Chatbot é uma configuração técnica complexa que integra seu perfil comercial do WhatsApp aos sistemas existentes, permitindo que você o use como um intermediário entre você e seus clientes. Existem duas funções básicas; notificações e suporte ao cliente.
A função de notificação é usada para enviar informações aos clientes, como confirmações de reservas, atualizações de entrega e faturas, e a função de suporte ao cliente faz exatamente o que diz na lata - oferece suporte ao cliente. Pode ser usado para iniciar o contato com um cliente ou para responder ao contato do cliente.
Um dos principais benefícios do Chatbot é colocar o 'onde e quando' do suporte ao cliente nas mãos do cliente. Eles podem fazer perguntas no momento que quiserem e através do meio preferido por eles. 81% dos clientes em todos os setores falam que a experiência do cliente é mais importante para eles do que o preço do produto, fazendo isso você terá atingido o primeiro requisito do atendimento ao cliente, oferecendo uma maneira de entrar em contato.
Não importa o quão bem-sucedido ou eficiente seja o seu negócio, sempre haverá um momento em que os clientes precisam tirar dúvidas rapidamente ou desejam reclamar de algum aspecto do serviço. E esses são os momentos em que um Chatbot de atendimento ao cliente pode ser um divisor de águas que ajuda sua empresa a se destacar de seus concorrentes. Imagine o cenário: você é um trabalhador noturno que acabou de sair do turno e deseja fazer uma consulta sobre alguns produtos encomendados. Quando o escritório estiver aberto ou o bate-papo ao vivo estiver disponível, você estará dormindo profundamente. Ao pular no Chatbot, você obtém as respostas necessárias imediatamente, mantendo-se satisfeito e feliz e ainda por cima tendo uma imagem positiva da empresa. É ganho para todas as partes.
Exatamente isso que queremos te dizer! Existem ótimas histórias sobre empresas que alcançaram resultados surpreendentes usando o WhatsApp como ferramenta promocional. Em 2014, Hellmanns usou o WhatsApp para promover a maionese como ingrediente de culinária no Brasil e levou para o WhatsApp uma vez que 66% dos brasileiros usam o aplicativo. Mais de 1300 clientes participaram do esquema, que envolveu dar seu número de telefone à Hellmanns e receber uma ligação de um verdadeiro chef para ajudá-los a fazer uma refeição usando os ingredientes que já tinham; um ótimo exemplo de uma maneira divertida e criativa de usar o aplicativo para interagir com os clientes e obteve uma taxa de aprovação de 99,5% nessa campanha.
O WhatsApp Chatbots não será a solução para todos os negócios, mas para aqueles que o vêem como o caminho potencial para o sucesso deles, é aquele que deve ser considerado seriamente. Se você não tem certeza se é para você e está preocupado com o tempo e o esforço envolvidos na criação da oportunidade, ligue para nós. Somos uma agência de marketing digital com um diferencial. Nossos especialistas estão à disposição para discutir sobre o melhor para sua empresa, seus planos de crescimento e como você pretende utilizar o WhatsApp e, em seguida, aconselhá-lo se esse é o caminho a seguir ou se sua presença on-line pode se beneficiar de um tipo diferente de impulso, e acredite dominamos muito bem todas as estratégias de marketing disponíveis no mercado.