Estratégia SEO Para eCommerce: Como Geramos Leads Para Bayer!

Todo mundo conhece Bayer, né? Se é Bayer, é bom! A empresa química-farmacêutica alemã é uma das maiores do mundo e a sua presença na região cresceu ainda mais desde que a companhia instalou a sua sede latino-americana em São Paulo.

Parte desse crescimento tem a ver com uma forte campanha de marketing digital criada e executada pela Chili, a agência de SEO e marketing digital nº 1 do Brasil, para melhorar o posicionamento dos produtos da Bayer nos motores de busca no mercado latino-americano visando alcançar certos objetivos, como gerar novos leads.

Para analisar o sucesso online da Bayer, vamos ver o que é que a Chili faz para gerar mais leads para a companhia no Brasil, que tem a metade da população da América do Sul e onde a Bayer tem um crescimento sostenido.

Primeiramente, vamos definir alguns conceitos-chave para analisar melhor o que é que fazemos com a Bayer. Veja:

 

O que é um lead?

Um lead é uma pessoa cujos dados estão em possessão de uma empresa que os usa para criar um registro na sua base de dados. Os leads são, então, o primeiro passo de um processo de venda. Quando o lead vira um comprador é que falamos de conversão. Por tanto, se a cada 100 leads obtivemos 10 vendas, temos uma conversão de 10%.

Gerar leads é um dos objetivos clássicos do marketing digital. Os leads são oportunidades de venda, mas há distintos tipos de leads.

Além do lead, existem os MQL (Marketing Qualified Lead) que são leads qualificados para marketing. Estes leads, que podem ser considerados buyers persona, já demonstraram algum tipo de interesse nos conteúdos da empresa, portanto são leads mais avançados no ciclo de compra.

Se o MQL avançar ainda mais no processo e estiver pronto para a compra, podemos falar de SQL (Sales Qualified Lead) ou lead qualificado para venda. Estes usuários são potenciais compradores que estão avançados no funil de vendas.

Quando os representantes da Bayer vieram falar com os especialistas da Chili, manifestaram o seu interesse em adquirir leads qualificados. O que nós propomos?

Como gerar leads qualificados?

SEO eCommerce 2

Existem diferentes estratégias para gerar leads qualificados. Uma das mais utilizadas é o content marketing, mas também podem se desenvolver eventos, concursos e outras formas de engajamento, assim como uma ativa participação nas redes sociais e o uso de anúncios.

Uma das estratégias mais práticas para obter leads qualificados é através do SEO. É isso o que a Chili faz com a Bayer e tem demonstrado uma grande eficácia.

Como gerar leads no Facebook?

Na Chili entendemos a importância das redes sociais na geração de leads e o Facebook é, sem dúvida, a rede social mais usada no Brasil. Portanto, propomos à Bayer uma estratégia complementar focada na geração de leads no Facebook através de anúncios específicos.

Os Facebook Lead Ads são basicamente formulários promovidos e parcialmente preenchidos com os dados obtidos dos próprios perfis dos usuários através de subscrições, demonstrações, cadastro para concursos, etc.

Como gerar leads pelo Instagram?

O Instagram pertence ao Facebook, portanto os anúncios nas duas redes sociais podem ser geridos através de uma única plataforma: o Facebook Ads Manager. Na otimização do Instagram da Bayer para aumentar a geração de leads, os especialistas da Chili fizeram um conjunto de ações, como a criação de Instagram Lead Ads, a otimização de links, action buttons e landing pages e também a criação de conteúdos criativos, originais e engajantes.

 

O que é SEO?

O Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento orgânico (sem pagamento) de websites no ranking de páginas dos motores de busca. Chamamos de otimização às práticas utilizadas para que os conteúdos e formatos web sejam indexados de maneira eficiente.

A imensa maioria das pessoas nunca confere a segunda página de resultados quando faz uma pesquisa no Google. Por isso é tão importante ter uma boa estratégia de SEO.

Clique aqui para saber mais sobre o que é SEO e como funciona. Se quiser saber por quê as empresas estão contratando consultorias SEO, clique aqui. Para descobrir estratégias de SEO, clique aqui.

No caso da Bayer, a companhia tem interesse em promover os seus produtos no Brasil através da venda eletrônica. Portanto, a Chili optou por desenvolver uma estratégia de SEO para eCommerce.

O que é eCommerce?

O eCommerce é toda venda/contratação de produtos/serviços através da Internet. Nos últimos anos o comércio eletrônico tem experimentado um crescimento notório, mas foi depois da pandemia de 2020 que o setor viveu um verdadeiro boom.

O Brasil, junto com o México e a Argentina, lidera o eCommerce latino-americano e a Bayer sabe bem que é ali onde está o futuro do seu negócio.

Estratégia SEO para eCommerce

 

Os especialistas da Chili fizeram uma análise do mercado e também do site da Bayer e da sua loja online. Com os dados e conclusões recolhidas, eles planejaram uma estratégia de SEO marketing para eCommerce que inclui as seguintes otimizações:

  • Correta eleição e colocação das palavras-chave;
  • Otimização das URLs;
  • Investimento em conteúdo de qualidade;
  • Unificação de conteúdos dispersos;
  • Linkagem interna;
  • Correção dos textos-âncora;
  • Otimização de imagens;
  • Melhora do tempo de carregamento;
  • Proteção dos dados dos clientes;
  • Adaptação para mobile;
  • Inclusão de ações de SEO off-page.

A otimização da loja online e do catálogo de produtos é fundamental para melhorar a experiência do usuário, gerar leads e engajá-los no processo de compra. Toda consultoria SEO sabe que não é suficiente ter presença online: é necessário fazer com que o Google consiga encontrar, identificar, classificar e mostrar facilmente os nossos conteúdos para os usuários de maneira relevante.

Os ótimos resultados da estratégia da Chili fez com que a Bayer continue confiando nos nossos profissionais para o desenvolvimento do seu marketing digital no Brasil. Clique aqui para conhecer em profundidade a estratégia de SEO para eCommerce da Chili.

A sua companhia também pode se beneficiar com estratégias de SEO para eCommerce. Fale conosco para descobrir como gerar mais leads em 2021.

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