O que é CRO?

Conversion Rate Optimization (Otimização da Taxa de Conversão), ou CRO, é mais simples de se entender do que a maioria imagina! Vamos exemplificar com uma situação cotidiana:
Enquanto seres humanos habituados ao fácil acesso à informação, nossa decisão de compra através de um site segue uma combinação de fatores – desde o preço, até a velocidade de carregamento das páginas e a facilidade de encontrar o botão de “adicionar ao carrinho”. São inúmeros fatores que convergem para a conversão.
Isso é CRO! Facilitar as ações (eventos) dos potenciais compradores no seu site.
Adicionar headlines chamativas, desenvolver UX design, simplificar formulários, garantir que as páginas estão carregando adequadamente em todos browsers, formatos e aparelhos, enfim, remover fontes de fricção (e irritação) com os usuários e fazer com que eles façam aquilo que se deseja: comprar da sua marca!
Se você gostaria de saber mais detalhes sobre o que é CRO, recomendamos a leitura deste artigo completo do SEMRush.

Por que você precisa de CRO?

Digamos que o seu site está “voando” em diversos aspectos: um bom tráfego, SEO assertivo, anúncios de search bem direcionados, estratégias de conteúdo, social ads e até um comercial na TV. Excelente!
Infelizmente, apesar do grande volume de pessoas visitando o seu site, elas não estão fazendo aquilo que você deseja: não estão comprando.
Muitos tomariam a decisão de pausar, refazer ou até de cortar os investimentos em marketing de vez, declarando que “não dá resultado”.
Mas se todos os KPIs (baixo CPC e CPM, alto CTR) estão se mostrando promissores e o seu site não está convertendo, você certamente está perdendo potenciais clientes – e não importa de onde eles estão vindo no momento. O importante é realizar a otimização de conversão.

Em números, como Conversion Rate Optimization (CRO) pode me ajudar?

Pode não parecer muito, mas aumentar a taxa de conversão do seu site de 1% para 1,1% pode significar muito dinheiro! Para exemplificar, vamos fazer um cálculo rápido supondo que o seu ticket médio seja de R$100:

 

Computer Mockup CRO

Podemos observar um aumento de R$30 mil reais em vendas, sem alterar criativos, criar códigos promocionais ou anunciar numa mídia social diferente – talvez apenas alterar a posição do botão de “adicionar ao carrinho” nas páginas de produto seja o suficiente.

Os 6 pilares do CRO

Como dissemos acima, inúmeros são os fatores a serem considerados para se otimizar a taxa de conversão. Podemos subdividi-los em seis fatores, que podemos também chamar de 6 pilares do CRO. São eles:

Design

“Everything is design. Everything!” (Tudo é design. Tudo!). A icônica frase do diretor de arte americano Paul Rand ressoa até hoje como algo abstrato, mas muito verdadeiro. Nós, seres humanos, temos a visão como nosso principal dos cinco sentidos. Logo, o que agrada aos nossos olhos, tende a capturar a atenção por mais tempo.
Dito isso, o design do seu site ou landing page é o principal aspecto que irá definir uma boa experiência do usuário. Quanto mais apropriada ao seu público for a estética, maiores as chances de conversão.

Etapas do CRO

Cada um destes pilares deve ser analisado de forma técnica por um profissional da área, utilizando as ferramentas de CRO que temos à disposição. Seja qual for o critério a ser otimizada, deve seguir a mesma sequência de etapas:

 

1. Análise

Todos os dados já disponíveis para análise são coletados. Se o seu negócio ainda não tem uma presença digital, será necessário gerar dados para realizar esta análise. Isso pode ser feito de forma efetiva através de campanhas de reconhecimento.

 

2. Relatórios

Mediante análise dos dados coletados, são elaborados relatórios de CRO, já indicando algumas falhas que podem ser corrigidas de imediato. Outras, todavia, tomarão mais tempo para tal.

 

3. Planejamento

Planejar as ações de otimização de conversão é fundamental. Prioridades devem ser estabelecidas, de forma que esforços sejam direcionados para aquilo que tenha resultados comprovados.

 

4. Implementação

Para esta etapa, um time de designers, copywriters e desenvolvedores competentes se faz essencial. A implementação deve ser feita com atenção e os dados devem ser coletados desde o 1º minuto da campanha de CRO.

 

5. Testagem e Análise

Com testagem A/B e páginas espelho, a análise contínua dos dados gerados orienta o time de CRO ao melhor caminho para otimização de conversão. Este é um processo perpétuo, visto que no marketing digital, tudo está em constante metamorfose – bem como as preferências do público.

 

O processo de CRO (Conversion Rate Optimization) da Chili!

Já passamos alguns roteiros e receitas para otimizar a taxa de conversão do seu site. Alguns procedimentos padrão que toda agência de marketing digital de alta performance que se preze deve executar.

Agora, vamos falar um pouco sobre a forma que NÓS fazemos. Fique atento(a) ao processo de CRO da Chili, a sua agência de marketing digital de alta performance na América Latina:

Análise do seu Site

Nós instalamos ferramentas como Heap Mapping e Google Optimize para rastrear seus usuários e resgatar seus dados, tornando possível enxergar onde eles mais clicam – e os motivos pelos quais não convertem.

 

Relatório de Descobertas

Depois, nós estruturamos os seus dados e os convertemos em aprendizado, apontando testes A/B baseados nas descobertas para gerar novos dados imediatos e analisar o comportamento do usuário.

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